Capa

Segue uma indicação de bons filmes sobre a crise de 1929. Conheço muitos, mas nunca me lembro de todos na hora. Então fiz aqui uma lista dos principais.

Os filmes estão organizados por ordem de ano de lançamento

Filmes da Crise de 1929 - Tempos ModernosTempos modernos (Modern Times) Diretor: Charles Chaplin. EUA. Ano de lançamento: 1936. Sinopse: Um operário de uma linha de montagem, que testou uma “máquina revolucionária” para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela “monotonia frenética” do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ele deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto. Simultaneamente uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são bem garotas. Elas não tem mãe e o pai delas está desempregado, mas o pior ainda está por vir, pois ele é morto em um conflito. A lei vai cuidar das órfãs, mas enquanto as menores são levadas a jovem consegue escapar.
Filmes da Crise de 1929 - As vinhas da IraAs vinhas da ira (The grapes of Wrath) Diretor: John Ford. EUA. Ano de lançamento: 1940. Sinopse: Oklahoma, Grande Depressão. Tom (Henry Fonda), filho mais velho de uma pobre família de trabalhadores rurais, retorna para casa após cumprir pena por homicídio involuntário. Ele planeja levar os parentes até a Califórnia, onde dizem que trabalho não falta. Durante a viagem eles passam por diversos tipos de provações e quando finalmente chegam na “Terra Prometida” descobrem que é um lugar bem pior do que aquele que deixaram.
Filmes da Crise de 1929 - O sol é para todosO sol é para todos (To kill a Mockingbird) Diretor: Robert Mulligan. EUA. Ano de lançamento: 1962. Sinopse: Jean Louise Finch (Mary Badham) recorda que em 1932, quando tinha seis anos, Macomb, no Alabama, já era um lugarejo velho. Nesta época Tom Robinson (Brock Peters), um jovem negro, foi acusado de estuprar Mayella Violet Ewell (Collin Wilcox Paxton), uma jovem branca. Seu pai, Atticus Finch (Gregory Peck), um advogado extremamente íntegro, concordou em defendê-lo e, apesar de boa parte da cidade ser contra sua posição, ele decidiu ir adiante e fazer de tudo para absolver o réu.
Filmes da Crise de 1929 - Bonnie e Clide uma rajada de balasBonnie e Clyde: uma rajada de balas (Bonnie and Clyde) Diretor: Arthur Penn. EUA. Ano de lançamento: 1967. Sinopse: Durante a Grande Depressão, Bonnie Parker (Faye Dunaway) conhece Clyde Barrow (Warren Beatty), um ex-presidiário que foi solto por bom comportamento, quando este tenta roubar o carro de sua mãe. Atraída pelo rapaz, ela o acompanha. Ambos iniciam uma carreira de crimes, assaltando bancos e roubando automóveis. Conhecem o mecânico C.W. Moss (Michael J. Pollard), que passa a ser o novo companheiro da dupla, mas durante um assalto matam uma pessoa e são caçados daí em diante como assassinos. Ao grupo une-se Buck (Gene Hackman), o irmão de Clyde recém-saído da cadeia, e Blanche (Estelle Parsons), sua mulher. Sucedem-se os assaltos e logo o quinteto ganha fama em todo o sul do país. Uma noite, são cercados por vários policiais e, obrigados a matar para fugir, são perseguidos em vários estados.
Filmes da Crise de 1929 - A noite dos desesperadosA noite dos desesperados (They Shoot Horses, Don’t They?) Diretor: Sydney Pollack. EUA. Ano de lançamento: 1969. Sinopse: Esta é uma historia cruel e selvagem que tem lugar entre os participantes de uma maratona de dança durante a Grande Depressão americana. Rocky (GIG YOUNG) é o detestável mestre de cerimônias de um concurso que oferece 1.500 dólares ao vencedor. Uma pequena fortuna para essa dura época em que a falta de emprego e a péssima economia, atingem a população. Principalmente aos participantes que estão a beira do desespero. Entre eles estão: Gloria (JANE FONDA) uma mulher infeliz e deprimida que faz dupla com Robert (MICHAEL SARRAZIN) um aproveitador; Ruby (BONNIE BEDELIA) uma garota do campo que está grávida e seu marido James (BRUCE DERN); um marinheiro (RED BUTTONS) e atriz aspirante (SUSANNAH YORK). Na medida em que o concurso se estende ao segundo mês, a raiva a suspeita, dúvidas e insegurança atingem todos participantes, inclusive ao cruel e manipulador Rocky, levando todos a um chocante fim…
Filmes da Crise de 1929 - O imperador do norteO imperador do norte (Emperor of the North Pole) Diretor: Robert Aldrich. EUA. Ano de lançamento: 1973. Sinopse: O filme se passa durante a Depressão Americana, onde alguns desempregados vão tentar a sorte no norte. Mas não esperavam que Borgnine, o condutor do trem, estaria disposto a matar qualquer vagabundo que tentasse viajar clandestinamente em seu trem. Marvin um legendário errante anuncia que ira tentar a façanha e sairá bem sucedido.
Filmes da Crise de 1929 - A rosa púrpura do CairoA rosa púrpura do Cairo (The purple rose of Cairo) Diretor: Woody Allen. EUA. Ano de lançamento: 1985. Sinopse: Em área pobre de Nova Jersey, durante a Depressão, uma garçonete (Mia Farrow) que sustenta o marido bêbado e desempregado, que só sabe ser violento e grosseiro, foge da sua triste realidade assistindo filmes. Mas ao ver pela quinta vez “A Rosa Púrpura do Cairo” acontece o impossível! Quando o herói da fita sai da tela para declarar seu amor por ela, isto provoca um tumulto nos outros atores do filme e logo o ator que encarna o herói viaja para lá, tentando contornar a situação. Assim, ela se divide entre o ator e o personagem.
Filmes da Crise de 1929 - ShadrachShadrach: um sonho proibido (Shadrach) Diretor: Susanna Styron. EUA. Ano de lançamento: 1998. Sinopse: No ano de 1935, um ex-escravo de 99 anos, Shadrach, chega na fazenda onde nasceu e foi criado. A terra é agora propriedade do casal Dabney que vive ali com seus sete filhos e tem seus. O velho Shadrach revela seu sonho de ser enterrado naquela propriedade, mas isso será uma violação do código de leis da Virginia..
Filmes da Crise de 1929 - E aí meu irmão cadê vocêE aí, meu irmão, cadê você? (O brother, where art thou?) Diretor: Joel Coen / Ethan Coen. EUA / França / Reino Unido. Ano de lançamento: 2000. Sinopse: Em plena Era da Depressão Americana, três prisioneiros de uma cadeia do Mississipi conseguem escapar da prisão. São eles: Everett Ulysses McGill (George Clooney), o doce e amável Delmar (Tim Nelson) e sempre zangado Pete (John Tuturro). Sem nada a perder e ainda presos por correntes, o trio embarca na aventura de suas vidas, na tentativa de conquistar sua liberdade e retornar aos seus lares. Só que um xerife misterioso parte para tentar recapturá-los, criando problemas para os prisioneiros foragidos.
Filmes da Crise de 1929 - Alma de heróiAlma de herói (Seabiscuit) Diretor: Gari Ross. EUA. Ano de lançamento: 2003. Sinopse: Charles Howard (Jeff Bridges) é um milionário que ganhou um cavalo de pequeno porte e indisciplinado, chamado Seabiscuit, que nunca teve grande destaque nas corridas. Howard decide treiná-lo de forma a torná-lo competitivo, contratando para tanto o jóquei Red Pollard (Tobey Maguire) e o treinador Tom Smith (Chris Cooper), conhecido no meio por sua capacidade de se comunicar com cavalos. Juntos eles conseguem transformar Seabiscuit no cavalo do ano em 1938, chamando a atenção da população americana para sua história de sucesso.
Filmes da Crise de 1929 - CarnivaleCarnivale (Carnivale) (série em 24 episódios) Diretor: Daniel Knauf. EUA. Ano de lançamento: 2003. Sinopse: No meio da Grande Depressão, Ben Hawkins (Nick Stahl) perde a mãe e é acolhido por uma companhia de circo. Convivendo com os artistas peculiares, ele descobre que possui poderes surpreendentes, sendo capaz ter premonições e curar pessoas doentes. De outro lado, Justin Crowe (Clancy Brown) é um padre que também passa a ter sonhos proféticos, onde consegue fazer pessoas se submeterem à sua vontade. Justin embarca em uma missão, certo que está cumprindo um dever divino. Ben e Justin não se conhecem, mas vão juntos enfrentar uma batalha inesquecível.
Filmes da Crise de 1929 - A luta pela esperançaA luta pela esperança (The Cinderella Man) Diretor: Ron Howard. EUA. Ano de lançamento: 2005. Sinopse: Jim Braddock (Russell Crowe) era considerado um prodígio do boxe, mas foi obrigado a se aposentar prematuramente devido a uma série de derrotas no ringue. Com os Estados Unidos em meio à Grande Depressão, Jim aceita viver de bicos para poder sustentar sua esposa, Mae (Renée Zellweger), e os filhos. Jim sempre sonhou com a oportunidade de retornar ao mundo do boxe e tem sua chance quando, devido a um cancelamento de última hora, é escalado para enfrentar o 2º pugilista na disputa do título mundial. Para surpresa de todos Jim vence três lutas consecutivas, mesmo sendo bem mais magro que seus oponentes e tendo ferimentos nas mãos. Ele passa então a ganhar o apelido de “Cinderella Man” e se torna o símbolo de esperança dos desprivilegiados da época. Até que precisa enfrentar seu pior oponente: Max Baer (Craig Bierko), o atual campeão mundial dos pesos pesados, que já matou dois lutadores no ringue.
Filmes da Crise de 1929 - King KongKing Kong (King Kong) Diretor: Peter Jackson. EUA. Ano de lançamento: 2005. Sinopse: 1933. Ann Darrow (Naomi Watts), uma atriz de vaudeville, enfrenta dificuldades para se sustentar, como vários outros americanos durante a Grande Depressão. Ela caminha pelas ruas de Manhattan pensando na possibilidade de trabalhar em um cabaré, até que a fome a faz roubar uma maçã. Ann é salva pelo cineasta Carl Denham (Jack Black), que oferece a ela o papel principal em sua próxima produção. Inicialmente indecisa, Ann aceita a oferta após saber que o roteirista é o conceituado dramaturgo Jack Driscoll (Adrien Brody). Na verdade Carl está em apuros, já que o patrocínio para concluir seu filme inacabado foi cancelado e sua antiga atriz principal abandonou o projeto. Apesar dos problemas, Carl embarca a equipe e o elenco de seu filme no cargueiro fretado S.S. Venture. O objetivo da viagem é chegar na Ilha da Caveira, que tem a fama de abrigar uma raça perdida e várias criaturas consideradas extintas.
Filmes da Crise de 1929 - Inimigos públicosInimigos públicos (Public Enemies) Diretor: Michael Mann. EUA. Ano de lançamento: 2009. Sinopse: John Dillinger (Johnny Depp) era um criminoso audacioso e violento, mas que atraía a opinião pública ao seu favor, principalmente, porque dizia retirar das instituições financeiras o dinheiro que elas roubavam do cidadão. Seus assaltos a bancos e fugas rápidas enlouqueciam a polícia que não tinha condições de enfrentá-lo. Assim, prender o assaltante tornou-se uma obsessão do então burocrata J. Edgar Hoover (Billy Crudup), que disposto a tudo para fortalecer o famoso F.B.I., coloca Dillinger como o inimigo público número um. Para ajudar em sua missão, Hoover contrata o policial Melvin Purvis (Christian Bale) e o deixa igualmente obcecado pela captura do bandido, que se apaixona por Billie Frechetti (Marion Cotillard) e acaba complicando a sua vida.
Filmes da Crise de 1929 - Água para elefantesÁgua para elefantes (Water for Elephants) Diretor: Francis Lawrence. EUA. Ano de lançamento: 2011. Sinopse: Jacob Jankowski (Hal Holbrook) já passou dos 90 anos e não consegue esquecer seus momentos da juventude nos anos 30, período difícil da economia americana, que o levou a trabalhar num circo. Foi lá, enquanto era jovem (Robert Pattinson) e um ex estudante de Veterinária, que ele conheceu a brutalidade dos homens com seus pares e também com os animais, mas encontrou a mulher por quem se apaixonou. Marlena (Reese Whiterspoon) era a Encantora dos Cavalos, a principal atração e esposa do dono do circo: August (Christoph Waltz) um homem carismático, mas extremamente perigoso quando suas duas paixões estavam em jogo.
Filmes da Crise de 1929 - Os infratoresOs infratores (Lawless) Diretor: John Hillcoat. EUA. Ano de lançamento: 2012. Sinopse: Na década de 30, em plena Lei Seca, os irmãos Bondurant ganham a vida vendendo bebidas alcóolicas ilegalmente. O líder do trio é Forrest (Tom Hardy), que tem fama de invencível. Howard (Jason Clarke) é seu braço direito, enquanto que o caçula Jack (Shia LaBeouf) ainda precisa provar seu valor. Apesar dos problemas ocasionais com a polícia, o negócio deles vai bem. Só que Charlie Rakes (Guy Pearce), um policial enviado de Chicago, está disposto a usar todos os meios possíveis para capturar os irmãos.
Filmes da Crise de 1929 - Bonnie e ClydeBonnie e Clyde (Bonnie & Clyde) Diretor: Bruce Beresford. EUA. Ano de lançamento: 2013. Sinopse: Bonnie e Clyde foram dois criminosos verdadeiros que aterrorizaram a região central dos Estados Unidos no início da década de 1930. Interpretados por Holliday Grainger (como Bonnie) e Emile Hirsch (como Clyde), essa é história deles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>