Filmes sobre a Grécia - Capa
Segue uma lista de filmes ambientados na Grécia Antiga. Estão organizados de acordo com o ano de lançamento.
Filmes sobre a Grécia - Alexandre-56Alexandre, o grande (Alexander, the great). Diretor: Robert Rossen. EUA . Ano de lançamento: 1956. Sinopse: Aos 20 anos, Alexandre se torna o rei da Macedônia após o assassinato do pai. Ele lidera um exército na Grécia contra o vasto Império Persa, conquistando diversos territórios. Valente e impiedoso, ele mostra porque ganhou o nome Alexandre, o Grande.
Filmes da Segunda Guerra - Tróia-1956Helena de Tróia (Troy). Diretor: Robert Wise. EUA / Itália. Ano de lançamento: 1956. Sinopse: Há mais de 3 mil anos, Tróia era próspera, cuja localização a permitiu dominar o Helesponto (hoje conhecido como estreito de Dardanelos). Esta era a única rota marítima que ia e vinha do oriente, o que gerava muitas riquezas para Tróia, que se tornou um troféu de guerra tentador para as nações gregas. Os troianos se lembravam de quando os gregos, liderados por Esparta, saquearam e queimaram a cidade dos ancestrais. Em razão disto os troianos haviam preparado fortes defesas, para a possibilidade de futuros ataques. Guardada por grandes muralhas, a nova Tróia era um abrigo impenetrável para um povo feliz.
Filmes da Segunda Guerra - Os 300 de EspartaOs 300 de Esparta (The 300 spartans). Diretor: Rudolph Maté. EUA. Ano de lançamento: 1962. Sinopse: 480 A.C. O rei persa Xerxes (David Farrar) colocou seu enorme império de escravos para esmagar um pequeno grupo de estados independentes gregos, que eram o único reduto de liberdade ainda existente naquela época. Xerxes contava com a desunião da Grécia para vencer a guerra, mas o famoso guerreiro Leonidas (Richard Egan), o rei de Esparta, e o grande orador Themistocles de Atenas (Ralph Richardson) viram que a união era a única força capaz de derrotar Xerxes. Eles fazem articulações para unir o povo grego, mas ficou claro que isto só aconteceria se os espartanos marchassem primeiro. Leonidas, mesmo sendo rei, precisava da autorização do conselho, que só liberaria o exército espartano após as festas religiosas. Leonidas resolve não esperar e marcha só com 300 guerreiros, que compunham sua guarda pessoal, que não precisava da autorização do conselho. Eles vão para as Thermópilas, que geograficamente dificultaria os exércitos de Xerxes.
Filmes sobre a Grécia - ElectraElectra (Ilektra). Diretor: Robert Wise. EUA / Itália. Ano de lançamento: 1956. Sinopse: Depois da guerra de 10 anos contra Tróia, Agamenon (Theodoros Dimitrief), o arqui-general de todos os gregos, retornou vencedor ao seu reino. O povo de Micenas e sua esposa, Clitemnestra (Aleka Katselli), o receberam com grandes honras, mas enquanto o marido estava na guerra ela estava nos braços de um amante, que mata Agamenon logo após o seu retorno. Electra (Irene Papas) e Orestes (Yannis Ferthis), os filhos de Agamenon e Clitemnestra, sabiam que o crime tinha sido cometido com o apoio da mãe, mas como eram crianças não podiam fazer nada. Orestes deixa o lar e Electra permanece, ansiando pelo dia que poderá vingar a morte de Agamenon.
Filmes sobre a Grécia - AntígonaAntígona (Antigoni). Diretor: Yorgos Javellas. Grécia. Ano de lançamento: 1961. Sinopse: Antígona (em grego ANTIGONE) é uma tragédia grega de Sófocles, composta por volta de 442 AC. É cronologicamente a terceira peça de uma sequência de três tratando do ciclo tebano, embora tenha sido a primeira a ser escrita. A personagem do título é Antígona, filha de Édipo, e irmã de Etéocles e Polinice. A história tem início com a morte dos dois filhos de Édipo, Etéocles e Polinices, que se mataram mutuamente na luta pelo trono de Tebas. Com isso sobe ao poder Creonte, parente próximo da linhagem de Jocasta. Seu primeiro édito dizia respeito ao sepultamento dos irmãos Labdácidas. Ficou estipulado que o corpo de Etéocles, receberia todo cerimonial devido aos mortos e aos deuses. Já Polinices teria seu corpo largado a esmo, sem o direito de ser sepultado e deixado para que as aves de rapina e os cães o dilacerassem. Creonte entendia que isso serviria de exemplo para todos os que pretendessem intentar contra o governo de Tebas. Filme inédito em todas as mídias na América Latina.
Filmes sobre a Grécia - Os valentesOs Valentes Damon e Pítias (Damon And Pythias). Diretor: Curtis Bernhardt.  EUA. Ano de lançamento: 1962. Sinopse: Este filme é baseado na história da amizade sincera e verdadeira entre os míticos heróis gregos Damon (Guy Williams) e Pítias (Don Burnett), seguidores de Pitágoras, que despertam a ira do tirano Dionísio (Arnoldo Foà), de Siracusa, pela vivência de seus discursos. Quando Pítias precisa sair da prisão para visitar sua esposa em Atenas, o ditador propõe que Damão ocupe o lugar daquele, com o pér do intento de provar que a sua amizade não é tão profunda quanto parece. Esta produção ítalo-americana conta também com uma trilha sonora de Angelo Francesco Lavagnino, o mesmo de Hercules.
Filmes da Segunda Guerra - Jasão e os argonautasJasão e os argonautas (Jason and the argonauts). Diretor: Don Chaffey. EUA / Reino Unido. Ano de lançamento: 1963. Sinopse: Na Grécia antiga, Jasão, no intuito de retomar o trono do reino de Tessália, roubado pelo usurpador Pélias, que lhe é devido por nascimento, parte em busca do Velo de Ouro, o símbolo de que os deuses não abandonaram a cidade. Assim, ele parte em busca de uma equipe corajosa o suficiente para acompanhá-lo em sua missão, se utilizando de jogos olímpicos para recrutá-la. Durante a viagem, enfrentam muitos perigos, como o Titã Talos, uma gigantesca estátua de bronze que os ataca na Ilha do Bronze, salvam o cego Fineu da tortura das Harpias, mulheres-pássaros que roubam sua comida todos os dias, encontram o deus Netuno, que os salva de um destino terrível, resgatam a sacerdotisa Medeia de um naufrágio, entre muitas outras aventuras. Quanto mais Jasão se aproxima da conquista do Velo de Ouro, mais os perigos aumentam.
Filmes sobre a Grécia - SócratesSócrates (Socrate). Diretor: Roberto Rossellini. Ítália. Ano de lançamento: 1971. Sinopse: Cinebiografia de Sócrates (470 – 333 a.C.), um dos maiores filósofos da Humanidade. Rossellini mostra o final da vida de Sócrates, em especial seu julgamento e sua condenação à morte, com destaque para os célebres diálogos socráticos: “Apologia”, discurso de defesa do filósofo; “Críton”, em que um dos seus discípulos tenta convencê-lo a fugir da prisão; e “Fédon”, com seus últimos ensinamentos antes de tomar a cicuta.
Filmes sobre a Grécia - As troianasAs troianas (The Trojan Women). Diretor: Michael Cacoyannis. Reino Unido / EUA / Grécia. Ano de lançamento: 1971. Sinopse: Hecuba (Katharine Hepburn) é mãe do guerreiro Hector e Rainha de Tróia. Com as outras troianas, descobre que a cidade foi invadida e destruída pelos gregos. Durante o combate, o filho da Rainha falece e sua mulher, Andromache (Vanessa Redgrave), agora viúva, deverá criar sozinha o filho Astyanax (Alberto Sanz).
Filmes sobre a Grécia - MedeiaMedéia ( Medea). Diretor: Pier Paolo Pasolini. França / Itália / Alemanha. Ano de lançamento: 1972. Sinopse: Para retomar o reino que seu tio roubou de seu pai, Jasão (Giuseppe Gentile) rouba o velocino de ouro e seduz a poderosa feiticeira Medéia (Maria Callas), realeza em um local onde o poder surge de sacríficios humanos. Ela mata o próprio irmão para fugir com seu amado. Anos depois, Medéia é abandonada por Jasão, que pretende se casar com a filha do rei. Traída, a feiticeira fará uma terrível vingança contra seu antigo amante.
Filmes sobre a Grécia - IfigêniaIfigênia (Iphigenia). Diretor: Michael Cacoyannis. EUA. Ano de lançamento: 1977. Sinopse: O exército grego está prestes a navegar, rumo para a grande guerra de Tróia. Porém os ventos se recusam a soprar. Enquanto aguardam a partida os soldados ficam, ansiosos, cansados, famintos e aborrecidos. Seu líder, o Rei Agamenon, na procura por boa comida, acidentalmente mata o animal sagrado do Templo da Deusa Ártemis e como punição o Grande Sacerdote do Templo, o condena a sacrificar sua própria filha Iphigenia.
Filmes da Segunda Guerra - Fúria de Titãs - 81Fúria de Titãs (Clash of the Titans). Diretor: Desmond Davis. EUA / Reino Unido. Ano de lançamento: 1981. Sinopse: Na Grécia Antiga, Acrísio (Donald Houston), o rei de Argos, considerou uma grande desonra sua filha Dânae (Vida Taylor), que é solteira, ter tido um filho, Perseu (Harry Hamlin). Assim determinou que tanto a filha quanto o neto fossem presos num caixão, que foi jogado ao mar, de forma que sua honra seja restaurada. No Olimpo, Zeus (Laurence Olivier) tem a confirmação da ordem de Acrísio e fica bastante irado, pois Perseu era filho de Zeus. Hera (Claire Bloom), a esposa de Zeus, ainda tentou interceder, dizendo que Acrísio fez muitos templos para louvá-lo. Porém a decisão já estava tomada. Zeus ordena que Poseidon (Jack Gwillim) liberte o último titã, Kraken. Zeus deseja punir não apenas Acrísio mas também Argos, que será destruído. Paralelamente, ele diz para Poseidon fazer com que o caixão no qual estavam Dânae e Perseu chegasse numa tranquila e remota praia. Após a destruição de Argos, Zeus fica sabendo que Dânae e Perseu chegaram em segurança na ilha de Sérifos. Os anos passam e Perseu se torna um belo jovem. Paralelamente Calibos (Neil McCarthy), o filho da deusa Tétis (Maggie Smith), era tão cruel que Zeus decidiu puni-lo, dando-lhe uma aparência horrenda. Isto significava que não se casaria mais com a linda princesa Andrômeda (Judi Bowker), que vivia em Jopa, na Fenícia. Tétis ainda tentou obter a clemência de Zeus e, como não conseguiu, decidiu prejudicar Perseu, mostrando-lhe um mundo que ele desconhecia. Apesar de Perseu ter a proteção divina de seu pai, alguns seres mitológicos estão dispostos a destruí-lo.
Filmes sobre a Grécia - Hercules-87Hercules (Hercules). Diretor: Luigi Cozzi. EUA / Itália. Ano de lançamento: 1987. Sinopse: Hércules (Lou Ferrigno), o mais poderoso de todos os semi-deuses, vem à Terra para fazer justiça. Enquanto luta contra feiticeiro Minos (William Berger), enfrenta grotescos monstros cuspidores de laser, lança um urso gigante ao espaço formando a “Ursa Maior”, entre outros percalços, o musculoso personagem corteja o amor da bela princesa Cassiopea, salva por ele das mãos de perigosos sequestradores.
Filmes sobre a Grécia - Jasão-99Jasão e o velo de ouro (Jason and the argonauts). Diretor: Nick Willing. EUA. Ano de lançamento: 1999. Sinopse: Na Grécia Antiga, a cidade de Lolcus é invadida pelo Tirano Pelias que assassina seu irmão, o Rei Aeson. Jasão, o filho do rei deposto, então com apenas três anos, é enviado por súditos fiéis para um local distante. Vinte anos depois, Jasão descobre a verdade sobre o seu passado e decide reconquistar o seu reino. Ao descobrir que seu sobrinho está em Iolcus, Pelias manda matá-lo. Em troca de sua vida, Jasão promete encontrar o velódormo de ouro, um dos presentes mais valiosos já dado pelos deuses. Ele constrói um navio, o Argos, e parte para uma aventura emocionante, na qual enfrentará a ira de Zeus, tempestades furiosas e mosntros marinhos como um verdadeiro gladiador.
Filmes da Segunda Guerra - Helena de TróiaHelena de Tróia (Helen of Troy). Diretor: John Kent Harrison. EUA. Ano de lançamento: 2003. Sinopse: Helena (Sienna Guillory) é a deslumbrante esposa de Menelau (James Callis), o Rei de Esparta, que a exibe como se fosse um troféu. Infeliz com seu casamento arranjado, a moça deseja a companhia de um belo homem com quem ela teve uma visão: Paris (Matthew Marsden), o príncipe de Tróia. Quando o rapaz consegue “sequestrar” Helena e levá-la para sua terra natal, para que eles possam viver um romance, o pai dele, Rei Priam (John Rhys-Davies) os recebe de braços abertos, apesar dos avisos de maus presságios. Com a honra manchada, Menelau, com o apoio de seu irmão Agamenon (Rufus Sewell), declara guerra à Tróia, iniciando um conflito que duraria dez anos.
Filmes da Segunda Guerra - TróiaTróia (Troy). Diretor: Wolfgang Petersen. EUA / Reino Unido. Ano de lançamento: 2004. Sinopse: Em 1193 A.C., Paris (Orlando Bloom) é um príncipe que provoca uma guerra da Messência contra Tróia, ao afastar Helena (Diane Kruger) de seu marido, Menelaus (Brendan Gleeson). Tem início então uma sangrenta batalha, que dura por mais de uma década. A esperança do Priam (Peter O’Toole), rei de Tróia, em vencer a guerra está nas mãos de Aquiles (Brad Pitt), o maior herói da Grécia, e seu filho Hector (Eric Bana).
Filmes sobre a Grécia - 300300 (Troy). Diretor: Zack Snyder. EUA. Ano de lançamento: 2007. Sinopse: Grécia, 480 AC. Na Batalha de Termópilas, o rei Leônidas (Gerard Butler) e seus 300 guerreiros de Esparta lutam bravamente contra o numeroso exército do rei Xerxes (Rodrigo Santoro). Após três dias de muita luta, todos os espartanos são mortos. O sacrifício e a dedicação destes homens uniu a Grécia no combate contra o inimigo persa.
Filmes sobre a Grécia - Fúria de Titãs - 10Fúria de Titãs (Clash of the Titans 2: Wrath of the Titans). Diretor: Louis Leterrier. EUA / Reino Unido. Ano de lançamento: 2010. Sinopse: Perseu (Sam Worthington) descobre que é o filho mortal de Zeus (Liam Neeson), mas recusa-se a aceitar tal condição. Contudo, para salvar a cidade de Argos da fúria dos deuses do olimpo e da vingança de seu tio Hades (Ralph Fiennes), ele vai ter que enfrentar uma perigosa jornada contra terríveis criaturas como a Medusa para salvar os simples mortais e a bela Andrômeda (Alexa Davalos) do sacrifício para o monstro Kraken.
Filmes sobre a Grécia - ImortaisImortais (Immortals). Diretor: Tarsem Singh Leterrier. EUA / Reino Unido. Ano de lançamento: 2011. Sinopse: Grécia, 1228 A.C. O rei Hiperion (Mickey Rourke) está em busca do arco de Épiro, uma poderosa arma que pode matar até mesmo deuses. Para encontrá-lo ele conduz seu exército a todos os vilarejos, deixando um rastro de destruição. Theseus (Henry Cavill) vive tranquilamente em uma pequena vila encravada na montanha, ao lado da mãe e de um senhor (John Hurt) que é seu tutor desde quando era criança. O que Theseus não sabia era que o velho na verdade era Zeus (Luke Evans), o rei dos deuses, que vinha à Terra sob a forma humana por acreditar em seu potencial. Quando as tropas de Hiperion chegam à vila elas matam a mãe de Theseus e o capturam. No cativeiro ele está entregue à morte, mas recebe apoio de Phaedra (Freida Pinto), uma vidente que também está presa e teve uma visão em que Theseus empunha o cobiçado arco de Épiro.
Filmes sobre a Grécia - Fúria de Titãs 2Fúria de Titãs 2 (Clash of the Titans). Diretor: Jonathan Liebesman. EUA. Ano de lançamento: 2012. Sinopse: Dez anos depois, o semideus Perseus (Sam Worthington) leva uma vida pacata de pescador enquanto cria seu filho, Hélio (John Bell). Os deuses estão enfraquecidos, já que os humanos não estão mais rezando para eles. Esta situação permite que Hades (Ralph Fiennes) e Ares (Édgar Ramírez) elaborem um plano para libertar Cronos, o pai de Hades, Zeus (Liam Neeson) e Poseidon (Danny Huston), que está aprisionado no tártaro. Para que o plano funcione Hades e Ares capturam Zeus, o que faz com que Perseus parta para salvá-lo.
Filmes sobre a Grécia - 300 a ascensão do império300 – A Ascensão do Império (300: Rise of an Empire). Diretor: Noam Murro. EUA. Ano de lançamento: 2014. Sinopse: Após a morte do pai, Xerxes (Rodrigo Santoro) dá início a uma jornada de vingança e ruma em direção à Grécia, com seu exército sendo liderado por Artemisia (Eva Green). Enquanto os 300 espartanos liderados por Leonidas tantam combater o Deus-Rei, os exércitos do resto da Grécia se unem para uma batalha com as tropas de Artemisia no mar. Themistocles (Sullivan Stapleton) é o responsável por liderar os gregos.
Filmes sobre a Grécia - Hercules-14Hercules (The legend of Hercules). Diretor: Renny Harlin. EUA. Ano de lançamento: 2014. Sinopse: Esta é a história original de Hércules (Kellan Lutz), que deve enfrentar diversos inimigos para poder viver um romance com sua amada Hebe (Gaia Weiss), que já está prometida ao seu próprio irmão.

 

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

2 thoughts on “22 Filmes sobre a Grécia Antiga

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>