Filmes da Segunda Guerra - Band of Brother2

Atualizado em 30/03/2015

Os alunos costumam me pedir em aula indicações de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial. Conheço muitos, mas nunca me lembro de todos na hora. Então fiz aqui uma lista dos principais filmes.

Os filmes estão organizados por ordem de ano de lançamento

Filmes da Segunda Guerra - Os canhões de NavaroneOs canhões de Navarone (The Guns of Navarone). Diretor: Jack Lee Thompson, ano de lançamento: 1961. Sinopse: Grécia, 1943. Dois mil soldados britânicos perderam-se em Kheros. Exaustos e indefesos, eles têm apenas uma semana para partir, pois em Berlim o supremo comando do eixo determinara fazer uma demonstração de força no Mar Egeu, para fazer a Turquia entrar na guerra do seu lado. A demonstração seria em Kheros, sem valor militar, mas próximo à costa da Turquia. O melhor armamento alemão seria usado e assim os britânicos seriam facilmente dominados, a não ser que pudessem fugir antes. Porém a única rota de fuga possível estava bloqueada, pois dois canhões enormes controlados por um radar estavam em Navarone, uma ilha vizinha. Assim, um grupo aliado tem a quase impossível missão de escalar uma parede de rocha em Navarone e invadir uma fortaleza nazista, onde estão os canhões, que se não forem destruídos vão afundar diversos navios aliados, pondo um fim na tentativa de resgatar os soldados britânicos.
Filmes da Segunda Guerra - O mais longo dos diasO mais longo dos dias (The longest day). Diretores: Ken Annakin, Andrew Marton, Bernhard Wicki, Gerd Oswald, Darryl F. Zanuck. EUA. Ano de lançamento: 1962. Sinopse: Estadunidenses, britânicos, canadenses, franceses. Milhares de militares, navios, tanques, aviões. As diferentes ofensivas do maior ataque planejado dos últimos tempos. Os acontecimentos do histórico Dia D, seis de junho de 1944.
Filmes da Segunda Guerra - Fugindo do infernoFugindo do inferno (The great escape). Diretor: John Sturges. EUA. Ano de lançamento: 1963. Sinopse: Em 1943 os nazistas decidem transferir os prisioneiros de guerra militares, que têm maior incidência em tentativas de fugas, para o mesmo campo, que foi projetado para impedir qualquer tipo de evasão. Mas isto foi um erro, pois apesar dos prisioneiros gozarem de certos privilégios, cada um era o melhor na sua “especialidade” e não pretendiam ficar presos até o final da guerra. Logo idealizam um audacioso plano de fuga, que previa a construção de três túneis, mas a idéia não era retirar do campo alguns prisioneiros mas sim duzentos e cinqüenta. “Big X” Bartlett (Richard Attenborough) é um soldado britânico que habilmente elabora todo o plano. Ele é auxiliado por Danny Willinski (Charles Bronson), um polonês que é especialista em fazer trincheiras. Há também dois americanos: Hendley (James Marsden), que tem talento para roubar, e Hilts (Steve McQueen), que tem um jeito rebelde, além de ter idéias próprias de como fugir e ser um recordista na tentativa de fugas. Há ainda Blythe (Donald Pleasence), um mestre na falsificação. A idéia de fazerem três túneis é que se um deles for descoberto os outros ainda servirão para a evasão. Além da fuga propriamente dita há um esquema para, após saírem do campo, chegarem até a Inglaterra ou qualquer outro país neutro.
Filmes da Segunda Guerra - PattonPatton: rebelde ou herói? (Patton). Diretor: Franklin J. Schaffner. EUA. Ano de lançamento: 1970. Sinopse: Norte da África, 1943. Patton (George C. Scott) assume o comando e injeta disciplina nos seus subordinados. Na Segunda Guerra, preocupado com a batalha contra o Marechal Rommel (Karl Michael Vogler), Patton procura entendê-lo lendo o livro do próprio Rommel. Promovido, é enviado para a Itália, mas coloca o futuro de sua carreira em risco ao esbofetear um recruta que estava tendo um colapso nervoso. Este incidente o faz perder o comando do seu exército e, por extensão, ser excluído da invasão do “Dia D”, além de ser forçado a pedir desculpas públicas pelo ocorrido.
Filmes da Segunda Guerra - MidwayMidway: a batalha do Pacífico (Midway). Diretor: Jack Smight. EUA. Ano de lançamento: 1973. Sinopse: A batalha de Midway ocorreu em junho de 1942, apenas seis meses depois do fatídico ataque japonês a Pearl Harbor. Midway mostra as histórias dramáticas dos homens que lutaram bravamente na batalha dando suas vidas por sua pátria. O elenco estrelado por Charlton Heston (Ben-Hur) e Henry Fonda (Era uma vez no Oeste) é garantia de muita emoção e talento em cena. Imperdível.
Filmes da Segunda Guerra - A águia pousouA águia pousou (The Eagle Has Landed). Diretor: John Sturges. Reino Unido. Ano de lançamento: 1976. Sinopse: Em 1943 o primeiro-ministro inglês Winston Churchill se preparava para passar um tranquilo fim de semana em Norfolk, interior da Inglaterra. Mas o que ele não esperava era uma complexa operação para sequestrá-lo planejada pelo alto comando do Exército Nazista Alemão. Sob o comando de Hitler, Heinrich Himmler (Donald Pleasence) e os coronéis Max Radl (Robert Durvall), Kurt Steiner (Michael Caine) e Liam Devlin (Donald Sutherland) levam suas tropas de pára-quedas a uma pequena cidade próxima de Norfolk, disfarçados de soldados poloneses. O plano era perfeito. Ele só não era capaz de prever uma paixão no meio da operação. John Sturges dirige esta magnífica adaptação do Thriller de Jack Higgins sobre uma das manobras mais audaciosas da Segunda Guerra Mundial.
Filmes da Segunda Guerra - Uma ponte longe demaisUma ponte longe demais (A bridge too far). Diretor: John Sturges. EUA. Ano de lançamento: 1977. Sinopse: Setembro de 1944, os Aliados confidencialmente mandam para a Normandia um grande grupo de soldados para a operação Market Garden, cuja intenção era dar um fim para a Segunda Guerra Mundial, invadindo a Alemanha e destruindo as indústrias de guerra do 3º Reich. Durante a operação, disparidades políticas no campo de batalha, mó sorte nas condições meteorológicas e falhas na inteligência levam ao desastre da missão. A história do mais trágico erro tático da Segunda Guerra Mundial, que custou a vida de muitos soldados.
Filmes da Segunda Guerra - Esperança e glóriaEsperança e glória (Hope and Glory). Diretor: John Boorman. Inglaterra. Ano de lançamento: 1987. Sinopse:  Na Londres devastada por bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial, a família de Bill de nove anos, sofre as conseqüências do conflito. Enquanto seu pai luta contra os nazistas no front, sua mãe e suas irmãs vivem assustadas com os horrores e ruínas de uma cidade castigada pela guerra. Mas, não Bill… para ele, a guerra significa dias sem aula, descobertas em meio às ruínas e um festival noturno de fogos de artifício, assistidos do abrigo antiaéreo do quintal. Porém, ao final da guerra sua inocência também pode acabar.
Filmes da Segunda Guerra - Império do solImpério do sol (Empire of the sun). Diretor: Steven Spielberg. EUA. Ano de lançamento: 1987. Sinopse: Jim Graham (Christian Bale) é um garoto de 11 anos de uma família inglesa que vive no Oriente. Jim tem um padrão de vida alto, mas de repente é separado de seus pais em virtude da China ser invadida pelo Japão. Isto o força a se defender e o obriga a crescer, tornando-se então um sobrevivente em um campo de concentração com rígidas regras.
Filmes da Segunda Guerra - Os senhores do holocaustoOs senhores do Holocausto (Day One). Diretor: Joseph Sargent. EUA / Canadá. Ano de lançamento: 1989. Sinopse: Baseado numa história verídica. Para encerrar a guerra mais sangrenta da história da Humanidade, um grupo de homens se reúne para construir a mais mortal das armas. Hiroshima e Nagasaki serão dizimadas por bombas atômicas e entrarão para a história de uma maneira trágica. Este filme conta a saga de cada um dos homens que, com seus gênios e conhecimentos, foram recrutados para mudar o destino da história. Em Três grupos separados, eles iniciam uma corrida contra o tempo e contra Hitler, que já tinha o projeto da bomba quase pronta. Aqueles homens não tinham tempo a perder, não podiam errar. Mas todos quase esqueceram de um detalhe: eles eram seres humanos. Do início das pequisas até a decisão de utilizar a bomba para forçar a rendição japonesa, este filme é um retrato fiel de uma época e um grupo de homens dos quais o mundo jamais esquera.
Filmes da Segunda Guerra - Filhos da guerraFilhos da guerra (Europa Europa). Diretor: Agnieszka Holland. Polônia/Alemanha/França. Ano de lançamento: 1990. Sinopse: Salomon Perel (Marco Hofschneider), um jovem judeu, foge com a família para a Polônia às vésperas da Segunda Guerra Mundial. A casa da família é invadida, mas ele consegue fugir levando o irmão, Isaak (René Hofschneider). Os dois se separam e Sallomon acaba se passando por membro da Juventude Hitlerista para manter-se vivo. Baseado numa história real.
Filmes da Segunda Guerra - Memphis BelleMemphis Belle: A Fortaleza Voadora (Memphis Belle). Diretor: Michael Caton-Jones. Ing/Japão/EUA. Ano de lançamento: 1990. Sinopse: Um grupo de jovens pilotos da segunda guerra mundial, liderados por Matthew Modine e Eric Stoltz, saiu ileso de 24 missões perigosas no comando do avião B-17, também conhecido como Memphis Belle. Mas ainda falta uma última e quase suicida missão para eles voltarem como verdadeiros heróis: Bombardear a Alemanha de Hitler em plena luz do dia. É este emocionante episódio verídico que inspirou David Puttnam e Catherine Wyler a realizarem este filme, mostrando as dúvidas, incertezas e determinação de jovens que resolveram desafiar o perigo dos céus.
Filmes da Segunda Guerra - O triunfo do espírito1O triunfo do espírito (Triunph to the spirit). Diretor: Robert M. Yong. EUA. Ano de lançamento: 1990. Sinopse: Filme baseado em fatos reais que narra a história de um jovem boxeador greco-judaico mandado com sua familia para um campo concentração. Lá, como forma de diversão para os oficiais, é obrigadoa lutar contra outros prisioneiros, sabendo que se perder sua sentença será a morte.
Filmes da Segunda Guerra - MediterrâneoMediterrâneo (Mediterraneo). Diretor: Gabriele Salvatores. Itália. Ano de lançamento: 1992. Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, um navio italiano deixa alguns soldados em uma pequena ilha no mar grego, com o intuito de localizar navios inimigos e manter a ilha segura em caso de ataque. O lugar parece deserto e tudo corre bem. Até que o navio dos soldados é atacado e destruido pelos inimigos, e eles encontram-se abandonados lá. É quando eles descobrem que a ilha é habitada por gregos que, aos poucos, saem de seus esconderijos nas montanhas e começam a interagir com os novos habitantes. Logo, os soldados percebem que a vida numa ilha isolada pode não ser tão ruim assim.
Filmes da Segunda Guerra - A lista de ShindlerA lista de Schindler (Schindler’s List). Diretor: Steven Spielberg. EUA. Ano de lançamento: 1993. Sinopse: A inusitada história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor, “armador”, simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista, tanto que era membro do próprio Partido Nazista (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos). No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna, mas conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.
Filmes da Segunda Guerra - StalingradoStalingrado – a batalha final (Stalingrad). Diretor: Joseph Vilsmaier. Alemanha. Ano de lançamento: 1993. Sinopse: Segunda Guerra Mundial, 1942. O filme traz um retrato da Batalha de Stalingrado, uma das mais sangrentas da história. Um pelotão alemão avança em território soviético. A história é centrada em quatro soldados alemães e através deles são mostrados os horrores da guerra, o medo, a esperança e todas as emoções dos combatentes envolvidos.
Filmes da Segunda Guerra - Além da linha vermelhaAlém da lina vermelha (The thin Red Line). Diretor: Terrence Malick. EUA. Ano de lançamento: 1998. Sinopse: O filme focaliza as experiências de um grupo de soldados americanos durante a campanha de Guadalcanal, ilha do Pacífico controlada pelos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.  A trama desenvolve-se em torno de uma sangrenta e turbulenta disputa por um monte ocupado por soldados japoneses, desde a chegada dos soldados americanos, seguindo os meses de cansativas e sangrentas batalhas até a partida dos sobreviventes.
Sob a ótica do jovem soldado Witt, do bravo sargento Welsh e de outros combatentes, é abordada a desintegração individual e os horrores psicológicos provocados pela guerra.  Vê-se como no front as razões da guerra tornam-se remotas e a existência individual vai-se tornando pequena até se resumir à mera luta pela sobrevivência.
Filmes da Segunda Guerra - O resgate do soldado RyanO resgate do soldado Ryan (Saving Private Ryan). Diretor: Steven Spielberg. EUA. Ano de lançamento: 1998. Sinopse: Ao desembarcar na Normandia, no dia 6 de junho de 1944, capitão Miller (Tom Hanks) recebe a missão de comandar um grupo do segundo batalhão para o resgate do soldado James Ryan, caçula de quatro irmãos, dentre os quais três morreram em combate. Por ordens do chefe George C. Marshall, eles precisam procurar o soldado e garantir o seu retorno, com vida, para casa.
Filmes da Segunda Guerra - NurembergO julgamento de Nuremberg (Nuremberg). Diretor: Yves Simoneau. Canadá/EUA. Ano de lançamento: 2000. Sinopse: Com o fim da II Guerra Mundial, os países aliados reúnem-se em Nuremberg, Alemanha, para decidir o destino de oficiais nazistas, julgados por seus bárbaros crimes nos campos de concentração. Entre eles, está o notório Hermann Goering. Com ombros pesados pela responsabilidade e todos os olhos do mundo voltados para aquela corte, o promotor Rober Jackson questiona os direitos dos acusados. E como fazer valer a justiça no mais importante julgamento da história. Com ricos detalhes sobre O Julgamento de Nuremberg, este filme – cuja produção executiva é coassinada por Alec Baldwin – manteve-se fiel até as transcrições das fitas gravadas na corte, aqui também reproduzidas fielmente. Todo o drama e dilema dos acusadores, forma minuciosamente recriados nesta produção inquestionavelmente perfeita.
Filmes da Segunda Guerra - Por que coram os homensPor que choram os homens (The Man Who Cried). Diretor: Sally Potter. França / Reino Unido. Ano de lançamento: 2000. Sinopse: Na Paris ocupada em plena Segunda Guerra Mundial, uma jovem (Christina Ricci) adentra o mundo do teatro após conhecer um famoso cantor de ópera.
Filmes da Segunda Guerra - Band of Brother1Band of Brothers (Band Of Brothers) – série em 10 episódios. Diretor: diversos. Ano de lançamento: 2001. Sinopse: Band of Brothers acompanha a história da “E” Easy Company, o 506º Regimento da 101ª Divisão Aerotransportada, desde o treinamento inicial da equipe, em 1942, até o final da 2ª Guerra Mundial. Com um papel primordial para a resolução do conflito, eles foram uma das unidades de maior sucesso na história militar americana.
Filmes da Segunda Guerra - Capitão CorelliO capitão Corelli (Captain Corelli’s Mandolin). Diretor: John Madden. França / EUA / Reino Unido. Ano de lançamento: 2001. Sinopse: Grécia, 1940. Cefalônia é uma ilha paradisíaca que em breve será atingida pela guerra. Este momento é antecipado quando oito mil gregos derrotam quatorze mil italianos na fronteira com a Albânia, mas em pouco tempo Hitler prepara uma retaliação para ajudar Mussolini e logo toda a Grécia está ocupada. Mandras (Christian Bale), um pescador analfabeto que lá vive, lutou contra os italianos e faz parte da resistência. Ele também é noivo de Pelagia (Penelope Cruz), a filha de Iannis (John Hurt), o médico do local, que abriga o capitão Antonio Corelli (Nicolas Cage) por exigência das forças de ocupação. Inicialmente Pelagia rejeita qualquer forma de aproximação de Corelli, pois ele é o inimigo, mas enquanto Mandras esteve ausente a amizade entre Corelli e Pelagia cresceu. A beleza e inteligência dela conquistaram o coração do capitão e o afeto que ele tem com a comunidade o faz questionar sua razões para lutar. Antonio se torna parte da vida dos aldeões, mas o momento é passageiro e Antonio e Pelagia tem de escolher entre a submissão aos seus países e o amor eles sentem um pelo outro. Em 1943, os italianos se rendem na Europa e quando os alemães exigem que todos na ilha, inclusive os italianos, entreguem suas armas. Corelli não concorda e não confia nas promessas dos oficiais germânicos, assim decide junto com um grupo de homens ficar na ilha e defendê-la dos nazistas, apesar de ser impossível resistir ao poder bélico deles.
CírcuFilmes da Segunda Guerra - Círculo de fogolo de fogo (Enemy at the gates). Diretor: Jean-Jacques Annaud. Alemanha, Reino Unido, Irlanda, EUA. Ano de lançamento: 2001. Sinopse: Vasily Zaitsev (Jude Law) é um jovem atirador russo que, convencido por um companheiro político (Joseph Fiennes), torna-se o ícone da propaganda russa em plena 2ª Guerra Mundial. A fama de Vasily o torna uma lenda viva para o exército russo e desperta também a atenção do exército nazista, que envia seu melhor atirador de elite (Ed Harris) com o objetivo de matar aquele que se tornou a esperança de toda a Rússia.
Filmes da Segunda Guerra - ConspiraçãoConspiração (Conspiracy). Diretor: Frank Pierson. Reino Unido, EUA. Ano de lançamento: 2001. Sinopse: Em setembro de 1939 Adolf Hitler invadiu a Polônia, dando início à 2ª Guerra Mundial. No inverno de 1942 as tropas dele estavam famintas e congelando nas nevascas da Rússia, onde seu melhor general morreu de enfarto, e os Estados Unidos tinham entrado na guerra. Pela 1ª vez o sonho de Hitler sobre o império alemão durar mil anos ficou incerto. Enquanto Hitler contratava e demitia generais e o inverno ficava mais frio, 15 homens de confiança do III Reich, liderados pelo general da SS Reinhard Heydrich (Kenneth Branagh), se encontraram para uma reunião secreta em Wannsee, subúrbio de Berlim. Em duas horas eles mudaram o mundo para sempre, pois ali foi decidido a “Solução Final”, que tinha por objetivo eliminar todos os judeus da Europa.
Filmes da Segunda Guerra - Pearl HarborPearl Harbor (Pearl Habor). Diretor: Michael Bay. EUA Ano de lançamento: 2001. Sinopse: Pouco antes do bombardeio japonês em Pearl Harbor, dois amigos que são como irmãos um para o outro se envolvem de maneira distinta nos eventos que fazem com que os Estados Unidos entrem na 2ª Guerra Mundial. Enquanto que Rafe (Ben Affleck) se apaixona pela enfermeira Evelyn (Kate Beckinsale) e decide se alistar na força americana que lutará na 2ª Guerra Mundial, em Londres, Danny (Josh Hartnett) torna-se piloto da Força Aérea dos Estados Unidos e permanece no país. Após a notícia de que Rafe morrera em um dos combates que travava contra os alemães, Danny e Evelyn se aproximam e terminam se apaixonando.
Filmes da Segunda Guerra - A guerra de HartA guerra de Hart (Hart’s war). Diretor: Gregory Hoblit. EUA. Ano de lançamento: 2002. Sinopse: Tommy Hart (Colin Farrell) é um estudante do 2º ano de Direito que se alista no exército para lutar pelos Aliados na 2ª Guerra Mundial. Em meio a guerra ele acaba sendo capturado, sendo posteriormente enviado a um campo de concentração. Lá um soldado negro é acusado de ter assassinado um soldado branco que era racista, sendo que ambos eram prisioneiros no local. Ao invés de executá-lo, os nazistas concordam com o plano apresentado pelo coronel William McNamara (Bruce Willis), também prisioneiro no campo, que propõe que o soldado acusado tenha um julgamento realizado no local. Hart é então designado a defender o soldado acusado enquanto que McNamara usa a situação para empreender seu plano de fuga do local.
Filmes da Segunda Guerra - O pianistaO pianista (The pianist). Diretor: Roman Polanski. França/Ing/Alem/Polônia. Ano de lançamento: 2002. Sinopse: O pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.
Filmes da Segunda Guerra - Santos ou sodadosSantos ou Soldados (Saints and Soldiers). Diretor: Ryan Little. EUA. Ano de lançamento: 2003. Sinopse: Em dezembro de 1944, em plena 2ª Guerra Mundial, o exército alemão atravessou a floresta de Ardennes, na Bélgica, em meio a uma pesada ofensiva dos aliados. O cabo Nathan Greer (Corbin Allred) e o sargento Gordon Gunderson (Peter Asle Holden) são capturados pelos alemães, juntamente com outros cem soldados americanos. Uma confusão criada por um dos soldados faz com que surja um fogo cerrado, que mata praticamente todos os capturados. Nathan, Gordon e ainda alguns soldados conseguem escapar pela floresta, mas precisam enfrentar o rigoroso inverno daquele ano sem ter nenhuma arma ou comida.
Filmes da Segunda Guerra - A quedaA queda – as últimas horas de Hitler (Der Untergang). Diretor: Oliver Hirschbiegel. Alemanha. Ano de lançamento: 2004. Sinopse: Traudl Junge (Alexandra Maria Lara) trabalhava como secretária de Adolf Hitler (Bruno Ganz) durante a 2ª Guerra Mundial. Ela narra os últimos dias do líder alemão, que estava confinado em um quarto de segurança máxima.
Filmes da Segunda Guerra - Dias de glóriaDias de glória (Indigènes). Diretor: Rachid Bouchareb. França / Argélia / Bélgica / Marrocos. Ano de lançamento: 2006. Sinopse: Em 1943, 130 mil soldados originários das colônias francesas na África foram para a Europa lutar na 2ª Guerra Mundial e ajudar a libertar uma pátria-mãe na qual nunca antes haviam estado. Entre eles estavam Saïd (Jamel Debbouze), Messaoud (Roschdy Zem), Abdelkader (Sami Bouajila) e Yassir (Samy Naceri), que precisam lidar com o preconceito existente ao mesmo tempo em que lutam pela vitória da França.
Filmes da Segunda Guerra - Cartas de Iwo JimaCartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima). Diretor: Clint Eastwood. EUA. Ano de lançamento: 2006. Sinopse: Junho de 1944. Tadamichi Kuribayashi (Ken Watanabe), o tenente-general do exército imperial japonês, chega na ilha de Iwo Jima. Muito respeitado por ser um hábil estrategista, Kuribayashi estudara nos Estados Unidos, onde fizera grandes amigos e conhecia o exército ocidental e sua capacidade tecnológica. Por isso o Japão colocou em suas mãos o destino de Iwo Jima, considerada a última linha defesa do país. Ao contrário dos outros comandantes Kuribayashi moderniza o modo de agir, alterando a estratégia que era usada. Ele supervisiona a construção de uma fortaleza subterrânea, feita de túneis que davam para as suas tropas a estratégia ideal contra as forças americanas, que começam a desembarcar na ilha em 19 de fevereiro de 1945. Os japoneses sabiam que as chances de sair dali vivos eram mínimas. Enquanto isto acontece Kuribayashi e outros escrevem várias cartas, que dariam vozes e rostos para aqueles que ali estavam e o relato dos meses que antecederam a batalha e o combate propriamente dito, sobre a ótica dos japoneses.
Filmes da Segunda Guerra - A conquista da honraA conquista da honra (Flags of Our Fathers). Diretor: Clint Eastwood. EUA. Ano de lançamento: 2006. Sinopse: Fevereiro de 1945. Apesar da vitória anunciada dos aliados na Europa, a guerra no Pacífico prosseguia. Uma das mais importantes e sangrentas batalhas foi a pela posse da ilha de Iwo Jima, que gerou uma imagem-símbolo da guerra: cinco fuzileiros e um integrante do corpo médico da Marinha erguendo a bandeira dos Estados Unidos no monte Suribachi. Alguns destes homens morreram logo após este momento, sem jamais saber que foram imortalizados. Os demais permaneceram na frente de batalha com seus companheiros, que lutavam e morriam sem qualquer ostentação ou glória.
Filmes da Segunda Guerra - A espiãA espiã (Zwartboek). Diretor: Paul Verhoeven. Reino Unido / Bélgica / Alemanha / Holanda. Ano de lançamento: 2006. Sinopse: Durane a Segunda Guerra Mundial, Rachel Stein (Carice van Houten) é uma linda cantora judia, que está escondida. Quando o local em que está é destruído por um bombardeio, ela e um grupo de judeus decidem atravessar Biesbosch para chegar ao sul da Holanda, que já está livre da ocupação nazista. Entretanto o barco deles é interceptado por uma patrulha alemã, que mata todos a bordo com exceção de Rachel. A partir de então ela se une à resistência, adotando o nome de Ellis de Vries. Notando o interesse de um oficial alemão, ela se aproxima dele e consegue um trabalho. Enquanto isso a resistência elabora um plano para libertar um grupo de prisioneiros, onde a participação de Ellis será fundamental.
Filmes da Segunda Guerra - Operao ValquiriaOperação Valquíria (Valkyrie). Diretor: Bryan Singer. EUA/Alemanha. Ano de lançamento: 2008. Sinopse: Segunda Guerra Mundial. Claus von Stauffenberg (Tom Cruise) é um coronel que retorna à Alemanha gravemente ferido, devido à guerra na África. Ao chegar ele se envolve em uma conspiração para acabar com o governo local, que tem por objetivo matar Adolph Hitler (David Bamber). O objetivo do grupo é pôr em prática a Operação Valquíria, um plano já existente que prevê a implementação de um governo que conduza a Alemanha após a morte de seu líder. Aos poucos o coronel Claus ganha destaque na organização, sendo encarregado para que cometa o assassinato de Hitler.
Filmes da Segunda Guerra - O leitorO leitor (The reader). Diretor: Stephen Daldry. EUA/Alemanha. Ano de lançamento: 2008. Sinopse: Na Alemanha pós-2ª Guerra Mundial o adolescente Michael Berg (David Kross) se envolve, por acaso, com Hanna Schmitz (Kate Winslet), uma mulher que tem o dobro de sua idade. Apesar das diferenças de classe, os dois se apaixonam e vivem uma bonita história de amor. Até que um dia Hanna desaparece misteriosamente. Oito anos se passam e Berg, então um interessado estudante de Direito, se surpreende ao reencontrar seu passado de adolescente quando acompanhava um polêmico julgamento por crimes de guerra cometidos pelos nazistas.
Filmes da Segunda Guerra - Milagre em Santa AnnaMilagre em Santa Anna (Miracle at St. Anna). Diretor: Spike Lee. EUA/Itália. Ano de lançamento: 2008. Sinopse: O filme conta a história de quatro soldados negros americanos que são membros da divisão “all-black” de Bufalo, presos em Tuscany, na Itália na Segunda Guerra Mundial. Eles experimentam a tragédia e o triunfo da guerra quando eles se encontram atrás das linhas inimigas depois de terem sidos separados de sua unidade na tentativa de salvar um garoto.
Filmes da Segunda Guerra - O menino do pijama listradoO menino do pijama listrado (The Boy In The Striped Pyjamasr). Diretor: Mark Herman. EUA/Reino Unido. Ano de lançamento: 2008. Sinopse: Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.
Filmes da Segunda Guerra - LeningradoLeningrado (Leningrad). Diretor: Aleksandr Buravsky. Rússia / Reino Unido. Ano de lançamento: 2009. Sinopse: Kate Davis (Mira Sorvino), uma jovem jornalista inglesa, é enviada a trabalho para Leningrado. A Segunda Guerra Mundial está no seu auge, os nazistas já dominam metade da Europa e parte de Rússia, mas falham em Leningrado. Ao perceber que não conseguiria tomar a cidade à força, Hitler monta uma estratégia extremamente desumana. Cerca Leningrado, bloqueando o acesso de mantimentos, com o objetivo de matar de fome mais de três milhões de pessoas. Em meio a este cerco do horror, Kate e a população local, precisam tentar de todas as maneiras sobreviver e não sucumbir à fome e ao domínio do nazismo, na batalha mais cruel da Segunda Guerra Mundial.
Filmes da Segunda Guerra - Um ato de liberdadeUm ato de liberdade (Defiance). Diretor: Edward Zwick. EUA. Ano de lançamento: 2015. Sinopse: 1941. Tuvia (Daniel Craig), Zus (Liev Schreiber) e Asael (Jamie Bell) são irmãos que, ao fugir da perseguição nazista aos judeus, se escondem em uma floresta que conhecem desde a infância. De início eles apenas pensam em sobreviver, mas à medida que seus atos de bravura se espalham diversas pessoas passam a procurá-los, em busca de liberdade. Tuvia assume a posição de líder mas é contestado por Zus, que teme que suas decisões os levem à morte.
Filmes da Segunda Guerra - PacificoPacífico (The Pacific) – série em 10 episódios. Diretor: diversos. EUA. Ano de lançamento: 2010. Sinopse: The Pacific acompanha a vida de três marinheiros do esquadrão da Marina Norte-Americana durante a campanha no oceano pacífico contra o Império Japonês, na Segunda Guerra Mundial.
Filmes da Segunda Guerra - A menina que roubava livrosA menina que roubava livros (The Book Thief). Diretor: Brian Percival. EUA/Alemanha. Ano de lançamento: 2013. Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger (Sophie Nélisse) sobrevive fora de Munique através dos livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo (Geoffrey Rush), ela aprende a ler e partilhar livros com seus amigos, incluindo um homem judeu (Ben Schnetzer) que vive na clandestinidade em sua casa. Enquanto não está lendo ou estudando, ela realiza algumas tarefas para a mãe (Emily Watson) e brinca com a amigo Rudy (Nico Liersch).
Filmes da Segunda Guerra - Caçadores de obras primasCaçadores de obras primas (The Monuments Men). Diretor: George Clooney. EUA/Alemanha. Ano de lançamento: 2014. Sinopse: Durante o declínio de Hitler na Alemanha, um grupo de 13 especialistas vindos de países diferentes é reunido para reencontrar obras de arte roubadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. George Stout (George Clooney), um oficial americano e conservador de obras de arte, lidera a equipe.
Filmes da Segunda Guerra - O jogo da imitaçãoO jogo da imitação (The imitation game). Diretor: Morten Tyldum. EUA / Reino Unido. Ano de lançamento: 2014. Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico monta uma equipe que tem por objetivo quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos. Um de seus integrantes é Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um matemático de 27 anos estritamente lógico e focado no trabalho, que tem problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta. Não demora muito para que Turing, apesar de sua intransigência, lidere a equipe. Seu grande projeto é construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma em apenas 18 horas, de forma que os ingleses conheçam as ordens enviadas antes que elas sejam executadas. Entretanto, para que o projeto dê certo, Turing terá que aprender a trabalhar em equipe e tem Joan Clarke (Keira Knightley) sua grande incentivadora.
Filmes da Segunda Guerra - Corações de ferroCorações de ferro (Fury). Diretor: David Ayer. EUA/Reino Unido/China. Ano de lançamento: 2015. Sinopse: Durante o final da Segunda Guerra Mundial, um grupo de cinco soldados americanos é encarregado de atacar os nazistas dentro da própria Alemanha. Apesar de estarem em quantidade inferior e terem poucas armas, eles são liderados pelo enfurecido Wardaddy (Brad Pitt), sargento que pretende levá-los à vitória, enquanto ensina o novato Norman (Logan Lerman) a lutar.
Filmes da Segunda Guerra - Filho de SaulFilho de Saul (Saul Fia). Diretor: László Nemes. Hungria. Ano de lançamento: 2015. Sinopse: 1944, campo de concentração de Auschwitz, durante a Segunda Guerra Mundial. Saul (Géza Röhrig) é um judeu obrigado a trabalhar para os nazistas, sendo um dos responsáveis em limpar as câmaras de gás após dezenas de outros judeus serem mortos. Em meio à tensão do momento e às dificuldades inerentes desta tarefa, ele reconhece entre os mortos o corpo de seu próprio filho.

Os dados de ficha técnica e as sinopses foram coletados nos sites Adoro Cinema e Interfilmes

 

83 thoughts on “45 filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

  1. Seria bem mais interessante se o senhor colocasse uma opinião de historiador sob a sinopse de cada filme: qual o grau de fidelidade dos mesmos, por exemplo. Talvez pudesse medir isso com estrelas, sendo 5 as obras mais fieis e 1 as menos fieis.

  2. Obrigado pela dica. Esta lista é apenas para referenciar os filmes. Eventualmente escrevo posts específicos sobre filmes. Então faço uma avaliação mais detalhada.

  3. OBRIGADO PELA GENTILEZA DAS DICAS, UM SUMARIO DOS FILMES, QUAIS SOU FÃ. VOU PEDIR AO MEU FILHO LER E ANOTAR O FILME QUE A BAND ESTA DIVULGANDO, PARA EXIBIR AGORA EM MAIO CORRENTE, COMO TENHO VISÃO FRACA, NÃO CONSIGO LER. A PRETENSÃO É SABER QUANDO VAI SER EXIBIDO. MUITO OBRIGADO. MAURO …… EXCELENTE SUA PAGINA, PARABÉNS……NOTA 10…

  4. Olha, gosta de saber um nome de um filme, que um regimento recem formado derrota 10 mil japoneses e e salva 500 prisioneiros, é um filme de estrategia militar, obgda

  5. Muito legal!
    Gostei muito ,sou fascinada pelas histórias da Segunda Guerra Mundial.
    Parabéns!

  6. Clea. Tudo bem?
    Acho que o filme que você procura se chama “O grande ataque”, foi lançado em 2005. Vou inclui-lo na minha lista deste post. Um abraço

  7. Boa tarde a todos.
    Gostaria de saber o título de um filme que eu assisti há muitos anos,
    Baseia-se numa história onde uma família é separada pelo holocausto, uma mãe de dois filhos gêmeos e uma filha, eles se separam na guerra e os dois irmãos gêmeos e se encontram muitos anos depois, um deles obteve a propriedade de um hotel já falido e o outro era banqueiro ou tinha um cargo privilegiado no banco, onde o irmão hoteleiro muitos anos depois fora pedir dinheiro emprestado para levantar o hotel.
    Como era um seriado eu só tive a oportunidade de assistir o inicio, razão pela qual não sei nem do final do filme e nem do título.
    caso alguém saiba, favor mandar para meu e-mail chicobento-2@hotmail.com
    antecipadamente agradeço.

  8. Francisco. Estou pesquisando para ver se descubro seu filme, ok?
    Se encontrar algo faço contato.

  9. Gostaria de saber o nome de um filme na qual uma pianista é obrigada a tocar piano e numa cena que jamais esqueci, foi quando os alemães lhe concederam um pedido e ela simplesmente pediu uma escova de dentes!

  10. Faltaram os filmes:
    O esconderijo secreto,
    Marcas da guerra,
    Sofhie Scholl,uma mulher contra Hitler,
    O diário de Anne Frank,
    Arquitetura da destruição,
    Cinzas da guerra,
    Nuvem e nevoeiro,

    Gostei da lista alguns eu não conhecia.Esses que eu citei a cima são muito bons também.

  11. Gostei muito!, Mas, gostaria de saber o nome de um filme (creio que da década de 80), cujo protagonista, austríaco, porém nazista, amigo íntimo de Hitler e de Eva Braun, dá seu filho para Hitler batizar, sendo o menino morto, enforcado numa floresta junto a um campo de concentração e onde sua mulher também foi assassinada numa câmara de gás. No fim, ela caça Hitler na Argentina e o mata com um tido na cabeça, mas salva Eva.

  12. Oi. Não conheço este filme, mas vou pesquisar e se achar, envio uma resposta pra você

  13. Gostaria de saber o nome de um filme onde uma menina conhece um menino nos campos de concentração e ela sempre o alimenta,depois se separam,cada um vai pra um lugar diferente e quando adultos se encontram casualmente se casam.E uma historia real.

  14. Olá, obrigada pela lista! Gostei muito!
    Escrevo para pedir-lhe uma ajuda: há alguns anos, vi parte de um filme em que o protagonista era um ator que vivia em uma pequena cidade, na Alemanha. Ele foi escolhido pelos assessores de Hitler para ser um sósia e correr os riscos no lugar dele. Entretanto, ele escondia o fato dos alemães. Com o tempo, ele sofre uma transformação na sua maneira de pensar sua identidade judaica e começa a passar por crises. O filme tem cenas hilárias, além do próprio drama da situação. INfelizmente, eu não consegui assistir ao fim. E até hoje procuro pelo filme, sem êxito.
    Abraços,

  15. Queria saber o nome de um filme que assisti que era mais ou menos assim:
    Um soldado lutava em guerra e para defender um amigo soldado leva tiro, logo depois ele cai no mar e é dado como morto . Após isso esse amigo dá a notícia para a mulher dele,mas esse soldado se apaixona por ela.

  16. Oi, Leandro. Não conheço, mas pedi ajuda para amigos e se receber algum retorno te aviso, ok?

  17. Corina

    Obrigado por ter escrito

    O único filme que conheço que aborda a temática de um sósia de Hitler é “O grande ditador” de Chaplin. Fiz uma pesquisa e não encontrei outro. Vou pedir ajuda a amigos e se achar dou um retorno pra você, ok?
    Um abraço

  18. Marta.

    Obrigado por ter escrito

    Não encontrei este filme, mas pedi ajuda a amigos e qualquer coisa dou um retorno, ok?

    Um abraço

  19. Já recebi um retorno, Leandro

    O que você escreveu corresponde com o filme Pearl Harbor. Está na lista.

  20. Por favor, ajude descobrir o nome desse filme, assistir em um canal por assinatura: “O filme passa em uma casarão o “coronel” chega de avião tem neve, ele comanda uma reunião para enviar os judeus para campo de concentração, alguns na reunião não concorda, ele para a reunião para o café e conversa com um convence, volta para reunião, o que estava contra, volta a favor e assim vai, no final do filme todos concorda em enviar os judeus para a morte. A conclusão que foram discutir um assunto já decidido por Hittler é aqueles que estavam contra teve que engolir a seco a decisão Hittler”

  21. Gostaria de saber o nome de um filme que se passa em uma floresta coberta de gelo onde judeus estão fugindo tem uma garota o pai dela eo namorado.ela se perde e um oficial alemão encontra ela é eles se apaixonam,ele escreve rsrs ano que é isso, tô louca para ver de novo só que esqueci o nome

  22. preciso de ajuda para criar minha conta. grato junqueira. a seleção é espetacular

  23. Raimundo.

    Não é necessário criar conta neste site.
    Obrigado e esteja a vontade

    Nei Nordin

  24. Gostaria de rever um filme onde o protagonista dizia que tinha um rádio e dava esperança às pessoas de que a guerra estava acabando. Quem souber favor dar retorno. Obrigada

  25. Boa tarde, obrigaa por colocar os nomes do filme, estou procurando um que de uma garotinha que vai p floresta e fica la ate a guerra acabar ela faz amizade com lobos.. vc sabe o nome?? grata

  26. Gostaria de saber o nome de um filme que vi mas nao lembro e estou desesperado pra lembrar, trata-se de uma equipe de aviadores, o filme se passa quase todo dentro do aviao, e eles sao atingidos por projeteis que perfuram o tanque de combustivel, se nao me engano eles morrem no final ao aterissarem, lembro que tem um momento que eles apostam quem pegaria mais mulheres ao decorrer de uma noite. Se der pra me ajudarem agradeço

  27. Gostaria de saber o nome de um filme que assisti faz um tempo, mas não me lembro o pq de não te-lo visto até o final. A historia tratava-se de um soldado após a guerra ficar incomodado com a situação empregatícia dos ex-combatentes. Ele abre uma ong e começa a ajudar os companheiros empregando-nos em empresas.
    Mas existe um soldado que era amigo dele, mas fica totalmente inutilizado, cadeira de rodas, fala comprometida, mandíbula deslocada ocasionado corrimento de saliva.

    desde já grato
    e parabéns pelo bom gosto.

    Bastardos inglorios, Platoon (onde tudo começou) faltaram esses!…rs

  28. Boa noite…gostava d saber o nome de um filme cuja a historia baseia-se em k um grupo de homens são presos e k os filhos desses homens salvam-nos e k ao virem para a sua terra iriam ser mortos por caças mas um dos filhos tinha uma bandeira americana na t shirt e mostra aos caças para n serem abatidos…por favor e obrigada

  29. Gostaria de saber o nome do filme, em que o protagonista é torturado por um Oficial Japonês no Campo de concentração japones. Mais tarde ele simula ao japonês tudo que ele passou. No final os dois protagonistas se encontram com a esposa do torturado, se redimindo do acontecido. muito bom filme.

  30. Gostaria de saber o nome de um filme que fala da fuga de prisioneiros aliados na 2ª guerra de uma prisao que se parece com uma fortaleza e eles constroem um avião planador e foge para a Austria, obrigado

  31. Gosto muito de suas indicações. Essa lista é ótima. Mas estou querendo a sua ajuda. Eu e alguns amigos estamos procurando um filme que narra a estória de um romance entre uma mulher, casada, que acredita que seu marido está morto e um soldado negro americano. Quando o marido aparece o relacionamento dela com o soldado é bem forte. O marido descobre e a obriga denunciar o soldado por estupro e ele é submetido a julgamento e condenado a forca. Não onde foi ambientado. Pode nos ajudar?

  32. Oi Dani.

    Por hora não recordo qual filme é. Vou ver se encontro e lhe dou um retorno

    Obrigado pelo contato

  33. Oi Vinicius

    Por acaso não seria “Memphis Belle – A fortaleza voadora”?

    Espero ter ajudado

    Nei

  34. Vicente

    Existe alguns filmes com esta temática, ambientado em diversos conflitos.
    São filmes mais antigos e me custa recordar agora o nome de todos
    Um exemplo que me recordo é o filme “Entre irmãos”, embora acho que não é o que você está procurando

    Vou dar uma pesquisada e faço contato, ok?

    Um abraço

  35. Oi Edson

    Não estamos falando do filme “Fugindo do inferno”

    Vou ver se tem outro

    Um abraço

    Nei

  36. Ery.

    Não cnheço este filme. Vou pesquisa e qualquer coisa lhe informo

    Um abraço

  37. Sergio

    Trata-se do filme “Uma longa viagem, de 2013. Um filme excelente

    Um abraço

  38. Paul

    Não conheço este filme. Vou dar uma pesquisada e qualquer coisa lhe informo, ok?

    Nei

  39. Qual é Aquele Filme Que O EUA Ta Fazendo Uma Nova Frente de Batalha na Alemanha e a Mãe Manda 3 filhos buscar 1 e os 3 morrem e o 1 ainda fica na guerra?

  40. Oi, assistir um filme a um tempo atrás mais não lembro o nome, Gostaria muito de assistir de novo.
    É uma judia que está fugindo da guerra com seu pai e seu noivo pela floresta coberta de neve, ela não me lembro acho que se perde e é encontrada por um alemão que é soldado e escritor e eles se apaixonam.to procurando esse filme mais não acho por favor

  41. Olá gostei das dicas mas estou procurando esse filme e não consigo encontrar em lugar algum se alguém tiver o link por favor me envie nesse e-mail ( valdeci432@yahoo.com.br )
    FILME ( HONRA E COMPAIXÃO ) Inglaterra -1958
    Diretor-Lewis Gilbert
    Elenco : Virginia Mckenna , Paul Scofild
    GRATO
    VALDECI

  42. Boa tarde ! A muitos anos estou a procura de um filme eu assistia cm meus irmãos no cinema mais o menos nos anos 70 ….. a alguns anos atrás eu ligei a TV de madrugada estava passando porém já estava no final e nem consegui ver o nome do filme ….. são 2 japonezinhas que vivem em uma gaiola viajando cantando … que eu me lembro são exploradas por um homem e no final do filme são encontradas pela família .. por favor me ajudem … serei eternamente grata

  43. Ery

    O nome é “O Resgate” (The Rescue – 1988).
    Estava a procura tbm, graças a vc lembrei de mais algumas partes do Filme.

    Abrç.

  44. Oi.
    Não conheço esse filme, mas vou pesquisar e se achar te dou um retorno.

    Obrigado

  45. Oi. Não conheço este filme, mas vou pesquisar

    Se achar te aviso, ok?

    Obrigado

  46. Não conheço o file, mas vou dar uma pesquisada e informo, ok?

    Um abraço

  47. Por favor, qual o nome do filme de guerra em que Donald Sutherland faz o papel de um jovem soldado que imita um general que não pôde comparecer. Vi faz mais de 50 anos. Obrigado pela resposta.

  48. Nossa, cada filme bom. Vou assistir os que eu ainda não vi.
    Há muitos anos assisti a um filme em que uma japonesa vai para os EUA durante a Segunda Guerra mundial, sofrendo muito preconceito e vivendo um amor proibido com um soldado americano. Será que você saberia o nome desse filme?
    Um abraco!

  49. Tem tbem –
    Arquitetura da destruição, 1992. A beleza da arte na guerra
    A ultima das guerras, 2000 c Kiefer sutherland e mostra o q os japoneses faziam c os seus prisioneiros.
    O ghetto, 2005. Filme q mostra o outro lado dos judeus, q não eram só coitadinhos como os aliados mostraram pro mundo.
    Obrigado

  50. Muito obrigada! Andei procurando, mas não achei….minha memória já não é mais a mesma…rsrs acho que vi esse filme na década de 90…
    abraços!

  51. Assisti um filme colorido quando jovem, acredito ter sido produção inglesa ( bons filmes os dos ingleses ) sobre uma operação suicida na ilha de Peenemunde donde o Werner Von Braun lançava suas bombas voadoras sobre Londres e se não me engano o nome do filme era “Operação Glasbow”.
    Se slguém souber me informar como adquiri-lo ou acessá-lo, ficarei agradecido!

  52. Uma vez assisti a um filme, o qual não me recordo o nome, mas o enredo é: Uma jovem secretamente abriga alguns judeus no sótão de sua casa. Porém um dia sua residência passa a ser utilizada como enfermaria pelos nazistas. Se alguém puder me auxiliar a recordar o nome desse filme agradeço.

  53. Oi! Assisti a um filme há muitos anos sobre uma garota judia que encontra um soldado alemão fugindo da prisão após a 2ª Guerra. Ela o esconde em um galpão na casa dos seus pais e os dois se apaixonam.
    Você sabe o nome desse filme?

  54. Ola, estou a procura de um filme que vi o treiler, ela seria lancamento em 2015 ou 2016, que se passa tambem na epoca da guerra mundail, uma familia de judeus, onde o esposo trai sua mukher, ela entra em depressão e seu filho presencia todas a senas, já procurei muito e não acho. Gostaria MUITO de saber o nome . Obrigada !

  55. Oi, tudo bom?
    Gostaria de saber se você conhece um filme antigo. É um filme americano que se passa na 2ª grande guerra, um bando de soldados americanos sofre um acidente de avião, pensam que estão em cima do mar, mas caem em um deserto, e acham que estão vivos, mas na verdade, estão esperando que venham buscar seus corpos.

  56. Olá, gostaria de saber se alguém sabe o nome de um filme onde ha uma cena em que soldados nazistas colocam judeus ajoelhados na beira de um rio e um dos soldados utiliza martelos para mata-los, na mesma cena uma mulher com seu bebe esta dentro de um pequeno barco na margem e asfixia o bebe para que não seja descoberta.
    obrigado

  57. Olá, por favor, eu gostaria de saber o nome de um filme, que a familia de judeus está reunida comemorando 40 do fim do holocausto, e a neta da senhora que tinha sido prisioneira não está nem ai, daí eu não sei o que acontece, que essa menina desmaia e volta no tempo do holocausto no tempo de sua vó… se alguém souber o nome do filme, ficarei grato em saber !

  58. eu assisti um filma a os 15 anos contava 03 historias reais uma de um menino judeu que teve que servi como saldado nazista, outra de uma moca francesa que levava correspondência para a resistência e outra que contava a historia de uma família judaica polonesa que recebe em casa uma moca crista que esconde os judeus quando ocorre a segunda guerra.

  59. Faltou o Das Boot (O Barco); podia também escolher alguns (poucos) filmes brasileiros.

  60. Oi Pessoal, Boa Noite!Gostaria de saber o nome de um filme que conta a historia de um casal, na II Guerra, que foi preso na Polônia e levado para um dos campos de concentração e um comandante nazista estuprava as moças, depois que terminou a guerra o namorado empreendeu uma busca por sua namorada e encontra ele num apto e quando toca a campainha quem atende é um cidadão com as mesmas características no comandante estuprador, é quando ele descobre que sua namorada ficou grávida e teve o filho. O nome era mais ou menos assim: ” Max e Helem louca procura”.

  61. Gostaria de saber o nome de um Filme antigo. Crianças acham soldado de outro pais ferido na beira da praia e esconde ele no meio do filme se comemora o 4 de julho com um homem que voa naquela mochila com jato pra voar. Agradeço!

  62. Oi.

    Homem que voa numa mochila a jato só conheço o Rocket man, mas acho que não deve ser este a que se refere. Vou ficar atento

    Um abraço

  63. Oi. O nome original é Max and Helen – 1990
    No Brasl saiu com o nome Mx e Helen – uma longa procura

    Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>