Newton 02

- Nei Nordin

O britânico Isaac Newton (1643-1727) foi físico e matemático. Ganhou notoriedade por suas teorias que levaram à formulação da lei da gravitação universal dos corpos. Consta que teve o “insight” quando uma maçã caiu sobre sua cabeça.

Newton 01Além dos estudos de matemática e física, o cientista dedicava-se a outras atividades. Nutria interesses por ciências “ocultas” como alquimia e cabala. Ele fascinava-se por assuntos diversos. Contudo mantinha discrição sobre estas atividades. Principalmente  após sua reputação ganhar prestígio como pai da gravidade.

Recentemente veio a público um manuscrito escrito pelo punho de Newton e, curiosamente, descreve uma fórmula para a imortalidade. Ali estão descritos os passos para o preparo da substância que também converteria metais em ouro. O sonho da alquimia na busca pela pedra filosofal desde a Idade Média.

O manuscrito de Newton permaneceu por décadas numa coleção particular até ser adquirida pela Fundação do Patrimônio Químico, sediada nos Estados Unidos que divulgou o documento.

Escrita em inglês e latim, a formula tem o nome de “mercúrio sófico” (mercúrio dos filósofos) e foi copiada e corrigida por Newton a partir dos escritos de outro alquimista. Ele interessava-se tanto pelo assunto que durante sua vida escreveu mais de um milhão de palavras sobre o tema.

Hoje é consenso que a alquimia não passou de um utópico delírio. Contudo devemos lembrar que enquanto os homens perseguiram o sonho da pedra filosofal, descobertas científicas importantes foram realizadas. Não esqueçamos o fato de que o prolongamento da vida e da juventude ainda são intensamente perseguidos.

Texto adaptado de BBC Brasil

One thought on “A fórmula da vida eterna de Newton

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>