Tio Sam 07

Postado em abril de 2015

Você sabe de onde vem este símbolo nacional dos Estados Unidos? Um idoso vestido com as cores estadunidenses assinala desde o cartaz. Muitos pensam que é um presidente, como Abraham Lincoln ou uma versão barbuda de George Washington, mas a realidade é que se trata de um açougueiro (doce ironia).

Tio Sam 04A origem desta imagem é Samuel Wilson, um comerciante que fornecia carne ao Exercito dos EUA durante a guerra de 1812. Na última quarta, 15 de setembro, o tio Sam completou 49 anos como símbolo oficial do país.

Quando o governador de Nova York, Daniel D. Tompkins, visitava a empresa de Wilson, observou que os barris de carne que aguardavam para ser despachados levavam impressas as marcas “EA-US” em grandes letras. O governador perguntou:

- “Que representam estas iniciais?”.

Um dos trabalhadores respondeu que estes barris deveriam ser entregues a um empreiteiro chamado Elbert Anderson, e em tom irônico acrescentou que US significava Uncle Sam (tio Sam) Wilson. Os famintos soldados acolheram esta familiar forma de referir às siglas que marcavam os barris tão esperados e ao responsável por eles. Samuel Wilson seria desde então seu tio Sam.

Tio Sam 01O sucesso deste apelido foi tanto, que meio século depois, o açougueiro foi reconhecido oficialmente pelo governo dos EUA como o protótipo do Tio Sam. Teve que esperar até 1961 para se converter em emblema oficial de seu país quando o Congresso americano aprovou uma resolução que o declarava “representante do símbolo nacional dos Estados Unidos”.

O famoso cartaz com o homem de lábios cerrados e olhar inquisidor chegou muito tempo depois e foi utilizado com muito sucesso para recrutar soldados para várias guerras. Sob o idoso “açougueiro” incluíram em letras garrafais: I want you for the US Army (Quero você para o exército dos EUA).

Texto retirado do blog Metamorfose Digital e publicado com autorização

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>