Tumba egípcia de rainha1

Publicado em 14 de janeiro de 2015

Foi descoberto no Egito um túmulo datado da Quinta Dinastia dos Faraós (cerca de 4,5 mil anos atrás). Trata-s de uma rainha até então desconhecida, que pode ser a mãe ou esposa do faraó Neferefre, que governou há 4,5 mil anos.

O túmulo foi encontrado em Abu-Sir, a sudoeste do Cairo, num complexo funerário do faraó Neferefre.

Seu nome foi encontrado escrito numa parede da necrópole, segundo o ministro de Antiguidades egípcio, Mamdouh el-Damaty, que afirmou que ela seja Khentakawess III.

Tumba egípcia de rainha2

Cerca de 30 utensílios foram encontrados no túmulo

Foram encontrados em torno de 30 utensílios feitos de calcário e cobre. Miroslav Barta, chefe da missão do Instituto Tcheco de Egiptologia que fez a descoberta, disse que a localização do túmulo da rainha fez com que eles acreditassem que ela tenha sido esposa do faraó.

A descoberta ajuda a lançar luz sobre certos aspectos desconhecidos da Quinta Dinastia, que junto com a Quarta Dinastia, testemunhou a construção das primeiras pirâmides.

Abu-Sir foi usado como um cemitério do reino antigo para a antiga capital egípcia de Mênfis.

.

Fonte BBC Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>