Naledi 02

 - Nei Nordin

Uma descoberta realizada recentemente abalou tudo o que se sabia até agora sobre a história da humanidade.Trata-se nada menos do que uma nova espécie de hominídeo: o Homo Naledi.

Naledi 05O incrível achado deu-se numa caverna da África do Sul em Maropeng, próximo à Joannesburgo, onde foram encontradas ossadas de quinze indivíduos totalizando em torno de 1550 ossos incluindo bebês, jovens, adultos e idosos. Fora o caráter extraordinário da descoberta, os arqueólogos ainda festejaram o fato de ser o maior conjunto de fósseis humanos encontrado na África. O sítio já é reconhecido como “berço da humanidade” e é tombado como patrimônio mundial pela Unesco.

A data exata em que estas criaturas viveram ainda não pode ser definida. O arqueólogo responsável pela escavação, Lee Berger, estima que tenham andado sobre a terra à cerca de três milhões de anos. Ele afirma que o homo naledi é sem dúvida uma ponte entre os primeiros primatas bípedes e o homem moderno. Em entrevista, ele declarou à BBC:

“Estamos descobrindo mais e mais espécies de criaturas, o que sugere que a natureza estava ‘experimentando’ qual seria a melhor forma de evoluir os seres humanos, dando assim origem a vários tipos diferentes de criaturas ‘humanoides’ em diferentes partes da África. Apenas uma linha deles, porém, sobreviveu para dar origem a nós”

Naledi 06

Lee Berger

O fósseis foram encontrados numa caverna próximo a Joannesburgo chamada Rising Star. Estavam depositados numa câmara chamada Dinaledi. Um espaço cujo acesso somente é possível por uma estreita passagem medindo apenas 20 cm de largura. Uma espécie de câmara funerária e há todas as indicações de que foram depositados ali intencionalmente ou seja, um sepultamento já que não há nenhum indício de que a causa das mortes seja externa. O fato é surpreendente. O sepultamento mais antigo registrado data de 13o mil anos atrás na Croácia.

O sepultamento indica ainda um grau avançado de desenvolvimento cultural e até mesmo a existência de um código de linguagem. A descoberta significa a mudança de todos os paradigmas sobre o início da humanidade. Os fósseis naledis possuem todos os traços anatômicos dos modernos humanos. Seu cérebro possuía um terço do tamanho atual, media um metro e meio de altura e pesava em torno de 45 quilos.

Uma descoberta como essa reafirma a convicção de que o passado humano ainda é uma incógnita e muito ainda falta para que possamos compreender o enigma.

Naledi 01

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>