Inesita 01

Inezita barroso faleceu na noite deste domingo, 08/03/2015, aos noventa anos de idade. Ela comandava há mais de trinta anos o programa “Viola, minha viola” da TV Culura, programa que teve mais de mil e quinhentas edições. Cantora e atriz há mais de sessenta anos. Ela atuou em filmes como “O preço da vitória” e “Mulher de verdade”

Inesita 02Ela nasceu em 1925 em São Paulo e cresceu cercada por diversas influências musicais. Aprendeu o amor pela música “caipira” na fazenda de sua família no interior paulista. Formada em Biblioteconomia pela USP, Inezita foi uma grande pesquisadora deste gênero musical ao qual dedicou-se com afinco, chegando a percorrer o interior do Brasil em busca de material. Foi agraciada com o título de doutora Honoris Causa em Folclore pela Universidade de Lisboa.

Era cantora, instrumentista, folclorista, atriz e professora. Cantava e tocava violão desde os sete anos e desde  muito cedo tomou gosto pelo universo rural. Em sua vida chegou a gravar mais de cem discos.

A dama nos deixou no dia da mulher. Ela foi uma referência impar no folclore deste país tão grande. Resta-nos o conforte de imaginar que deve estar agora em algum lugar fazendo “moda de viola” com alguns dos nomes que lhe antecederam na grande passagem.

Inesita 03

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>