Saudações

Nei 01Meu nome é Nei Nordin e sou formado em História. Sou professor por convicção. Escolhi a Educação por opção profissional por que desejava ter uma atividade que proporcionasse uma relação diferenciada e especial com as pessoas. Acho que a Educação é isso mesmo. A sala de aula é um laboratório humano incrível e nunca é rotina. Tenho essa mania de ser professor 24 horas. Tudo o que vejo, acabo pensando como poderia ser utilizado em aula e passado aos estudantes. Estar à frente de uma classe de alunos é um momento mágico. Sei que tenho algo a ensinar e também nunca esqueço que há muito o que aprender com meus alunos. Penso que esta é a premissa fundamental que deve nortear meu ofício: toda aula é uma “via de mão dupla”. Em mais de uma década como professor já vivi experiências extraordinárias e conheci pessoas maravilhosas. Todos fazem parte da minha história e contribuíram de alguma maneira na formação do professor que eu sou hoje.

Nei 03Ingressei na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1993 e passei muito tempo estudando. No meu primeiro dia de aula já possuía a convicção de ser professor no Ensino fundamental e médio. Em minha formação acadêmica concluí as ênfases de licenciatura e bacharelado. Continuei estudando e realizei os cursos de pós graduação de mestrado e doutorado. Então posso me anunciar como Dr. Nei Nordin (isso fica bonito, não?). Depois disso participei de cursos, seminários, assisti muitas palestras e dei muitas outras. Estudar sempre é uma das necessidades da minha profissão. Carrego uma grande tristeza pela forma como, em geral, o Brasil possui uma cultura de pouca valorização da Educação. Justamente aquilo que deveria ser prioridade é tratado como uma despesa incômoda e ocupa cada vez menos espaço nos orçamentos públicos.

Há todo um discurso hipócrita de valorização da Educação, mas a verdade é que ela anda longe da preocupação da maioria das pessoas. O resultado é o Brasil que temos aí. Nada que eu não soubesse quando fiz minha opção. Só não sabia que a coisa ia piorar tanto. Mesmo assim a gente vai “matando um leão por dia” e vai lutando para realizar algo contra essa maré. O retorno que já recebi e ainda recebo de muitos alunos fazem sentir que vale a pena e que fiz a escolha certa. Não consigo me imaginar em nenhuma outra profissão.

Nei 02Sou professor. Em sala de aula estou apto a trabalhar disciplinas como História, Sociologia, Filosofia, Geografia, etc. Como professor da área de ciências humanas, procuro auxiliar o aluno para que ele tenha condições de “ler” e interpretar com autonomia o mundo em que vive. Assim ele será cidadão e sujeito ativo. Acontece que matéria e conteúdos são apenas uma parte do essencial. Me considero Educador por que minha prática implica em valores que são importantes na formação do ser humano como ética, solidariedade e respeito, por exemplo. Isto é o que dá sentido ao meu ofício.

Ser professor é uma coisa de que me orgulho muito. Algo que faz parte de minha identidade pessoal. Considero-me privilegiado de ter uma profissão que me proporciona muitas alegrias e conquistas.

Sou o professor Nei Nordin. Seja bem vindo ao meu site. Aqui você poderá encontrar textos de cultura geral, bem como de opiniões, minhas e de colaboradores. Espero que aprecie.

Nei 04

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>