A grande aposta 1

- Nei Nordin

Vai aqui uma dica para assistir um filme que explica ao menos a dinâmica mais básica dos mecanismos da grande crise econômica de 2007. Em 2016 foi lançado o filme “A grande aposta”, dirigido por Adam Mckay e contendo no elenco nomes como Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling, Brad Pitt e Marisa Tomei. O diretor já respondeu por comédias como “O âncora” (2204), “Quase irmãos” (2008) e “Os outros caras” (2010).

A grande aposta 2Possivelmente sua experiência com comédias deu-lhe sensibilidade para tratar de forma irreverente e com boa pitada de deboche um tema que seria próprio de um documentário.

O filme acompanha a trajetória de alguns investidores que identificam sinais de que o mercado imobiliário norte americano compõe um sistema que está prestes a implodir arrastando outros setores e causando uma crise global. Um destes corretores é Jared Vennett, interpretado por Ryan Gosling, que oferece a informação a clientes pelo melhor preço.

Apostar contra a solidez do sistema imobiliário norte americano é considerada uma atitude irracional. Todos acreditam que as hipotecas sempre serão pagas. É fato que um dos fatores fundamentais da crise de 2007 foi a “farra” de concessão de crédito imobiliário para inúmeras pessoas sem conferir se possuíam garantias para honrar eus compromissos.

O filme demonstra bem o exacerbo das agências financiadoras, dos instrumentos de verificação de crédito e dos órgãos reguladores. Simplesmente todo um sistema ancorado em uma lógica que estava fadada a ruir. Claro que faltam elementos para compor o cenário e o leigo terá de prestar atenção para um enredo que pode parecer um pouco confuso em meio a termos próprios do economês.

Um bom filme para um vislumbre da lógica de mercado que causou a crise de 2007.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>