Filmes da Revolução Russa - capa

Uma lista de filmes sobre a Rússia, nos períodos do czarismo, soviético e pós-soviético.

Filmes da Revolução Russa - O encouraçado PotemkinO Encouraçado Potemkin (Bronenosets Potyomkin) Diretor: Sergueï Mikhailovich Eisenstein, Grigori Aleksandrov. Rússia. Ano de lançamento: 1925. Sinopse: Em 1905, na Rússia czarista, aconteceu um levante que pressagiou a Revolução de 1917. Tudo começou no navio de guerra Potemkin quando os marinheiros estavam cansados de serem maltratados, sendo que até carne estragada lhes era dada com o médico de bordo insistindo que ela era perfeitamente comestível. Alguns marinheiros se recusam em comer esta carne, então os oficiais do navio ordenam a execução deles. A tensão aumenta e, gradativamente, a situação sai cada vez mais do controle. Logo depois dos gatilhos serem apertados Vakulinchuk (Aleksandr Antonov), um marinheiro, grita para os soldados e pede para eles pensarem e decidirem se estão com os oficiais ou com os marinheiros. Os soldados hesitam e então abaixam suas armas. Louco de ódio, um oficial tenta agarrar um dos rifles e provoca uma revolta no navio, na qual o marinheiro é morto. Mas isto seria apenas o início de uma grande tragédia.
Filmes da Revolução Russa - Alexandre NevskiOs cavaleiros de ferro (Alexandre Nevski) Diretor: Sergueï Mikhailovich Eisenstein. Rússia. Ano de lançamento: 1938. Sinopse: Rússia, primeira metade do século XIII. Em um momento difícil da sua história o país é invadido em uma frente pelos cavaleiros teutônicos e por outra frente pelos tártaros. Como resultado, a pátria é saqueada e a moral da população fica bem baixa. Finalmente, o deprimido e instável príncipe Alexander Yaroslavich Nevsky (Nikolai Cherkasov) é chamado para liderar seu povo na luta contra os opressores.
Ivã, o terríveFilmes da Revolução Russa - Ivãl (Ivan Groznyy I). Diretor: Sergueï Mikhailovich Eisenstein, Grigori Aleksandrov. URSS. Ano de lançamento: 1944. Sinopse: Século XVI. Ivan IV (Nikolai Tcherkassov), arquiduque de Moscou, assume o poder da Rússia declarando-se czar. Casa-se com Anastasia (Lyudmila Tselikovskaya) e logo planeja ataques para retomar os territórios perdidos e derrotar os tártaros. Sem esquecer também dos inimigos internos, que não desistem de derrubá-lo, Ivan manipula todos ao seu redor.
Filmes da Revolução Russa - Anastasia a princesa esquecidaAnastásia, a princesa esquecida (Anastasia). Diretor: Anatole Litvak. EUA. Ano de lançamento: 1956. Sinopse: Em Paris, no início dos anos 20, uma refugiada com amnésia (Ingrid Bergman) é salva da tentativa de suicídio pelo exilado russo general Bounine (Yul Brynner) e seu comparsas,. Entretanto, o motivo do salvamento está longe de ser altruísta, pois Bounine tem como objetivo fazer com que ela se passe como sendo a filha do último czar russo e assim receber pelo menos parte dos 10 milhões de libras que estavam reservado a qualquer membro da família real russa, pois oficialmente eles tinham sido mortos. Mas enquanto Bounine a treina para representar este papel ele gradativamente começa a acreditar, através de pequenas lembranças dela de sua origem real, que ela seja mesmo Anastacia, a última sobrevivente da dinastia.

Filmes da Revolução Russa - Doutor JivagoDoutor Jivago (Doctor Zhivago). Diretor: David Lean. EUA. Ano de lançamento: 1965. Sinopse: O filme conta sobre os anos que antecederam, durante e após a Revolução Russa pela ótica de Yuri Zhivago (Omar Sharif), um médico e poeta. Yuri fica órfão ainda criança e vai para Moscou, onde é criado. Já adulto se casa com a aristocrática Tonya (Geraldine Chaplin), mas tem um envolvimento com Lara (Julie Christie), uma enfermeira que se torna a grande paixão da sua vida. Lara antes da revolução tinha sido estuprada por Victor Komarovsky (Rod Steiger), um político sem escrúpulos que já tinha se envolvido com a mãe de Lara, e se casou com Pasha Strelnikoff (Tom Courtenay), que se torna um vingativo revolucionário. A história é narrada em flashback por Yevgraf de Zhivago (Alec Guiness), o meio-irmão de Yuri que procura a sua sobrinha, que seria filha de Jivago com Lara. Enquanto Strelnikoff representa o “mal”, Yevgraf representa o “bom” elemento da Revolução Bolchevique.

Filmes da Revolução Russa - Andrei RublevAndrei Rublev (Andrey Rublyov). Diretor: Andrei Tarkovski. URSS / Rússia. Ano de lançamento: 1966. Sinopse: A vida de Andrei Rublev, o grande pintor de ícones da Rússia do século XV, um período de intensa turbulência e também de diversas dificuldades pelas quais passavam o povo russo. Na época o país sofria com a pobreza, a rigidez da igreja ortodoxa e também as invasões tártaras. Nesse cenário caótico, estão inseridos os diversos episódios da vida de Andrei, que mais tarde abandonaria seu trabalho como pintor, para se dedicar a Deus.
Filmes da Revolução Russa - Nicholas e AlexandraNicholas e Alexandra (Nicholas and Alexandra). Diretor: Franklin J. Schaffner. Reino Unido. Ano de lançamento: 1971. Sinopse: Retrato dos anos que antecederam a Revolução Russa, que derrubou a dinastia dos Romanov e, consequentemente, o governo do czar Nicholas II (Michael Jayston) e da czarina Alexandra (Janet Suzman). Nicholas nasceu para ser um dos homens mais poderosos do mundo, pois governava milhões de pessoas em um império que tomava mais de um sexto do mundo, mas a revolução que abalou o mundo reservou para ele e sua família um trágico destino.

Filmes da Revolução Russa - O assasinato de TrotskiO assassinato de Trotski (The Assassination of Trotsky). Diretor: Joseph Losey. Itália / França / Reino Unido. Ano de lançamento: 1972. Sinopse: Um retrato biográfico do assassinato do líder revolucionário Comunista, Leon Trotsky (Richard Burton), exilado no México em 1929. Sua morte foi causada por um Frank Jackson (Alain Delon), um assassino contratado por Stalin, e é considerada uma das mortes políticas mais infames do século XX.

Filmes da Revolução Russa - RedsReds (Reds). Diretor: Warren Beatty. EUA. Ano de lançamento: 1981. Sinopse: Pouco antes da Primeira Guerra Mundial, John Reed (Warren Beatty), um jornalista americano, conhece Louise Bryant (Diane Keaton), mulher casada que larga o marido para ficar com ele e se torna uma importante feminista. Os dois se envolvem em disputas políticas e trabalhistas nos Estados Unidos e vão para a Rússia a tempo de participarem da Revolução de outubro de 1917, quando os comunistas assumiram o poder. Este acontecimento inspira o casal, que volta à América esperando liderar uma revolução semelhante.
Filmes da Revolução Russa - O círculo do poderO círculo do poder (The inner circle). Diretor: Andrei Konchalovsky. EUA / Rússia / Itália. Ano de lançamento: 1991. Sinopse: Ivan Sanchin (Tom Hulce), um humilde projecionista do clube da KGB, é requisitado para projetar filmes para Stalin, ocupando função no período entre 1939 até a morte do ditador, em 1953. Freqüentando o círculo do poder, ele se torna ao mesmo tempo um privilegiado e uma marionete nas mãos de assessores do líder, arriscando o futuro seu e de sua esposa. Baseado em história verídica.
Filmes da Revolução Russa - StalinStalin (Stalin). Diretor: Ivan Passer. EUA. Ano de lançamento: 1991. Sinopse: Em 1917, a nação russa alegrava-se com a queda do Czar . Mas, em pouco tempo, o sonho da democracia no pais foi substituído por outro pesadelo: a sangrenta vitória do Comunismo. Quando se pensava que o derramamento de sangue na Rússia havia terminado, 1924 o ex-seminarista Josef Stalin subia ao poder e iniciava um reinado de terror, que custaria a vida de quase 50 milhões de pessoas. Um relato histórico e poderoso, com interpretações magistrais de Robert Duvall no papel do tirano ditador que marcou sua vida pela crueldade, e um grande elenco de astros internacionais. Stalin é a primeira produção americana filmada dentro do Kremlin.
Filmes da Revolução Russa - CatarinaCatarina, a grande (Catherine The Great). Diretor: John Goldsmith / Marvin J. Chomsky. EUA. Ano de lançamento: 1995. Sinopse: Nesta biografia romantizada, Catherine, uma inexperiente princesa alemã, se torna a noiva do filho do czar Pedro, o louco e abusivo filho e herdeiro da czarina Elisabeth da Rússia, com quem aprende a arte do cinismo para conseguir o poder imperial absoluto a qualquer custo, incluindo o sacrifício de seu amante, o jovem oficial Saltikov, que lhe dá um herdeiro que Peter não consegue, devido à sua impotência. Após a morte de Elisabeth, ela rapidamente se organiza para tomar o poder com o apoio dos militares e da Corte, e trabalha para a ampliação e modernização do império, colocando à frente do Estado o seu amante, um gênio militar que combate os turcos otomanos e governa os territórios conquistados para ela.
Filmes da Revolução Russa - RasputinRasputin (Rasputin: Dark Servant of Destiny). Diretor: Uli Edel. EUA. Ano de lançamento: 1996. Sinopse: Baseado na história verídica de Gregory Rasputin, um monge russo que sai de desconhecido para ser o controversal favorito da família real russa. Rasputin (Alan Rickman) faz seu caminho à St. Petersburg depois de ter dito ter visões milagrosas da Virgem Maria. Chegando lá, ganha fama como curandeiro e ganha um convite para o palácio, onde o herdeiro do trono está com uma doença aparantemente incurável. Rasputin cura o garoto e o sangramento pára. Tendo testemunhado esse aparente milagre, a imperatriz Alexandra (Greta Scacchi) fica convencida que Rasputin é um mensageiro de Deus e ela se recusa a acreditar nas notícias das constantes bebedeiras e prostituição. Entretanto, com a chegada da guerra, a amizade de Alexandra com Rasputin ganha centenas de inimigos que acredita que ele está acabando a monarquia num tempo de crise – incluindo o, Tsar Nicholas (Sir Ian McKellen), que tenta banir Rasputin da cidade. Diante das notícias da emprensa, um grupo de ultra-conservadores decidem tomar medidas drásticas para salvar o trono.
Filmes da Revolução Russa - A Revolução dos BichosA Revolução dos bichos (Animal Farm). Diretor: John Stephenson. EUA. Ano de lançamento: 1999. Sinopse: Numa alegoria a corrupção do poder na União Soviética comandada por seu líder, Josef Stalin, o escritor George Orwell escreveu “A Revolução dos Bichos”. Considerada um best-seller, a obra narra a história do fazendeiro Jones (Pete Postlephwaite). Um homem beberrão e cruel que explora seus animais. Revoltados com seu proprietário, eles se organizam em seu lar. De posse da terra, os bichos passam a controlar o lugar, decretando uma série de novas regras.
Filmes da Revolução Russa - Caminhos da liberdadeCaminhos da liberdade (The Way Back). Diretor: Peter Weir. EUA / Polônia / Emirados Árabes Unidos. Ano de lançamento: 2010. Sinopse: 1940. Sete prisioneiros do regime de Stalin na União Soviética aproveitam a nevasca para escapar de um gulag. Mesmo com poucas chances de sobreviver e a possibilidade constante de serem recapturados, eles enfrentam as condições adversas de clima para conquistar a liberdade.
Filmes da Revolução Russa - ElenaElena (Leviathan). Diretor: Andrey Zvyagintsev. Rússia. Ano de lançamento: 2011. Sinopse: Elena e Vladimir são um casal idoso, vindo de classes sociais diferentes: ele é um homem rico e frio, já ela é uma esposa dócil, de origem humilde. Eles se apaixonaram quando cada um já tinha um filho de casamentos anteriores. O filho de Elena passa por graves dificuldades financeiras e pede dinheiro à mãe o tempo inteiro, enquanto a filha de Vladimir é uma garota boêmia de quem ele não é muito próximo. Um dia, por causa de um problema cardíaco, Vlamidir é hospitalizado, e descobre que pode morrer em breve. Ele chama sua filha, para ter uma conversa agradável e franca, e no final deste encontro, decide deixar toda a sua fortuna para ela. Quando volta para casa, Vladimir anuncia sua decisão à esposa. Elena fica desesperada, pois contava com esta herança para ajudar o filho. Aos poucos, ela começa a armar um plano para conseguir dar ao seu filho e seu neto uma vida que sempre mereceram.
Filmes da Revolução Russa - LeviatãLeviatã (Leviathan). Diretor: Andrey Zvyagintsev. Rússia. Ano de lançamento: 2014. Sinopse: Numa península do Mar de Barents, no Ártico, um pai de família (Aleksey Serebryakov) luta contra os desmandos de um prefeito corrupto. Para enfrentar o político que tenta desalojá-lo, ele recorre a um colega de Moscou.
Filmes da Revolução Russa - Crimes ocultosCrimes ocultos (Child 44). Diretor: Daniel Espinosa. EUA, Rep. Tcheca, Romênia, Reino Unido. Ano de lançamento: 2015. Sinopse: Durante o governo stalinista na União Europeia, um oficial da segurança ouve falar de um país onde o número de assassinatos de crianças é muito alto, a ponto de se considerar a existência de um serial killer. O Estado não quer saber do caso, que pode ter conexões com altos funcionários do governo, e exila o oficial para que ele não possa prosseguir com a análise dos fatos. No entanto, este homem obstinado decide chamar a sua esposa para investigarem o caso por conta própria.

.
Os dados de ficha técnica e as sinopses foram coletados nos sites Adoro Cinema e Interfilmes

2 thoughts on “18 filmes sobre a Rússia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>