A construção de um “coliseu romano” no Ceará?
Postado em 05 de abril de 2015
O Brasil é mesmo um país de distorções pitorescas. Uma delas está acontecendo no pequeno município de Alto Santo, no Ceará.
A prefeitura da cidade está construindo um estádio de futebol cuja fachada é inspirada no Coliseu da Roma antiga. O assunto já virou polêmica: a obra ainda está longe de ser concluída e já custou aos cofres da cidade mais de um milhão e meio de reais.O Coliseu original foi construído onde antes havia um lago. A versão de Alto Santo também custou o aterramento de um açude (coisa que não faz falta no sertão?). A capacidade do estádio será maior que toda a população da cidade que é de dezesseis mil habitantes.
O diretor de esporte de Alto Santo justifica dizendo que a obra vai trazer benefícios para toda a economia da cidade. O curioso é nem o time de futebol existe mais. Ele foi desativado em 2009.
A construção já se arrasta há cinco anos, mas ainda há muito a ser feito. É uma imagens que contrasta com a paisagem do sertão. Os moradores consideram um desperdício de dinheiro público, que poderia ter sido aplicado em escolas ou na saúde. Alguns concordam que a obra vai trazer projeção para a cidade.
O Ministério do Esporte informou que repassou à prefeitura de Alto Santo R$ 618 mil, liberados a partir de emendas parlamentares. O Ministério Público Federal abriu um inquérito em 2012 para investigar possíveis irregularidades na execução da obra. Os promotores informaram que vêm acompanhando, junto à Caixa, a aplicação dos recursos. E tinham recebido do banco um ofício que apontava irregularidades. Mas, a Caixa esclareceu que a prefeitura já regularizou a situação e que 90 {b906769e2432a147aaf4da83d5357088c51bd89eb4e27716ab86b4881f24f200} da obra já teriam sido concluídos.
Notícia compilada de G1.