FC Star 01

Em 9 de agosto de 1942, em Kiev, atual território da Ucrânia, foi jogada a partida de futebol mais mortal da história. Ela aconteceu quando o atual território ucraniano foi ocupado pelo exército nazista. Na época, o FC Star humilhou os alemães em campo, que reagiram sem piedade e mataram, pelo menos, quatro jogadores locais – embora haja versões que falam de um quinto integrante também morto.

FC Star 04A equipe do FC Start estava reforçada por jogadores do Dínamo de Kiev, em sua grande maioria, e do FC Lokomotiv, seu arquirrival no campeonato regional – dois times dissolvidos com a chegada dos nazistas. A ideia de formar um torneio surgiu graças a um padeiro fanático pelo Dínamo e que havia dado um emprego ao ex-goleiro do seu clube, que passou a viver na miséria após a ocupação de Kiev.

A partida inaugural do FC Start foi disputada em junho de 1942 contra o Rukh, outra equipe local que foi vencida por goleada. Depois eles passaram a jogar com times formados por soldados das forças invasoras, entre alemães, húngaros e romenos. Até que chegou o dia em que tiveram que enfrentar soldados da Luftwaffe e da SS, quem eles superaram mais de uma vez, ganhando uma antipatia cada vez maior de seus adversários.

FC Star 02Finalmente, em 6 de agosto, o jogo foi contra o Flakelf, uma equipe formada por autoridades militares da elite da aviação alemã, que também foi derrotada (5 a 1). Imediatamente, os alemães pediram revanche – uma mera formalidade, já que os oponentes estavam impossibilitados de recusá-la. E a partida foi marcada para 9 de agosto. E, novamente, os ucranianos venceram (5 a 3).

A lenda diz que, antes de ser iniciada a partida, o árbitro, que era um oficial da SS, solicitou aos jogadores do FC Start que saudassem com o cumprimento nazista as autoridades germânicas presentes no estádio Zenit – atual Start Stadium, em homenagem ao lendário clube. Durante o intervalo, quando os locais já venciam por 2 a 1, outro oficial nazista se apresentou para advertir os jogadores do FC Start sobre as consequências fatais de um novo triunfo sobre os alemães.

Mesmo assim, o Start venceu com orgulho e categoria, superando a violência extrema do Flakelf, que marcou um gol em Trusevich quando ele estava caído por causa de um chute na cabeça. Uma semana após a derrota alemã, a Gestapo prendeu vários jogadores locais. Mikola Korotkykh, que havia sido detido uma semana antes, morreu torturado. Os demais (Klymenko, o goleiro Trusevich e Ivan Kuzmenko) foram transferidos para o campo de trabalhos forçados de Sirets, onde foram executados.

FC Star 03

Fonte: History

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>