Apesar de o cristianismo ser a religião predominante na Islândia há mais de mil anos, uma versão moderna do paganismo nórdico tem ganhado popularidade neste país. Os islandeses poderão em breve adorar publicamente deuses como Thor, Odin e Frigg no primeiro santuário construído na ilha desde a era viking.
“Eu não acredito que alguém crê em um homem de um olho só que está montando sobre um cavalo, com oito pés”, disse Hilmar Örn Hilmarsson, sumo sacerdote do Ásatrúarfélagið, uma associação que promove a fé nos deuses nórdicos. “Nós vemos as histórias como metáforas poéticas e uma manifestação das forças da natureza e da psicologia humana.”
A associação Ásatrúarfélagið triplicou na Islândia, na última década a 2.400 membros no ano passado, de uma população total de 330.000, segundo dados estatísticos da Islândia.
O templo será circular e será escavado 4 metros para baixo em uma colina com vista para a capital da Islândia, Reykjavik, com uma cúpula em cima para deixar entrar a luz do sol.
O templo vai sediar cerimônias como casamentos e funerais e batizados, conferindo nomes às crianças.
Neo-pagãos da Islândia ainda celebram o antigo ritual sacrificial de Blot com música, leitura, comendo e bebendo, mas hoje em dia deixam de fora o abate de animais.
Fonte: BBC Mundo
WhatsApp BR