Postado em 19/05/2015
O escritor Machado de Assis foi identificado em uma fotografia sobre o registro de uma missa campal realizada para celebrar a abolição da escravatura no Brasil pela princesa Isabel, em 17 de maio de 1888 no campo de São Cristóvão no Rio de Janeiro. A foto foi ampliada quinze vezes e só então revelou a presença do escritor.
De autoria de Antônio Luiz Ferreira a foto contraria a tese de que o escritor manteve-se à margem do movimento abolicionista. A imagem integra a coleção Brasiliana Fotográfica, gerida pela Biblioteca Nacional com o apoio do Instituto Moreira Salles.
Na foto, Machado de Assis está próximo ao casal real: princesa Isabel e Conde d’Eu, juntamente com José do Patrocínio. A missa teria reunido cerca de trinta mil pessoas. Estão presente negros recém libertos, jornalistas, intelectuais e representantes do império e da igreja. Sabe-se que o escritor Lima Barreto, então com sete anos de idade, também esteve presente.
A autenticidade da presença do escritor está sendo reconhecida por pesquisadores e estudiosos e o fato era desconhecido por biógrafos. Machado de Assis era mulato e bisneto de escravos alforriados. A única surpresa é que ele estivesse tão perto da princesa, pois não frequentador dos círculos próximos da realeza.
Fonte: Folha de SP
WhatsApp BR