Filmes sobre o Apartheid

Segue uma lista de filmes ambientados no Apartheid da África do Sul. Estão organizados de acordo com o ano de lançamento.

Filmes sobre o Apartheid - Conspiração violentaConspiração violenta (The Wilby Conspiracy). Diretor: Ralph Nelson. EUA. Ano de lançamento: 1975. Sinopse: Quando o apartheid era a política vigente na África do Sul, Shack Twala (Sidney Poitier), um ativista negro, é surpreendentemente absolvido. Porém, logo após sair do tribunal na companhia da sua advogada, Rina Van Niekirk (Prunella Gee) e do noivo dela, Jim Keogh (Michael Caine), policiais agridem Twala pelo simples motivo de ele ser um kaffir (negro), que estava trafegando sem passe. Este tumulto desnecessário dá origem a uma briga nos quais os guardas ficam desacordados, fazendo com que Keogh e Twala sejam obrigados a fugir. Twala quer recuperar US$ 750 mil em diamantes brutos, que ele deseja entregar a Wilby (Joe De Graft), um líder ativista que pretende comprar armas. Durante o percurso eles são seguidos por Horn (Nicol Williamson), um sádico major que, apesar de ter chance de prendê-los várias vezes, não o faz como estivesse esperando algo mais importante para então agir.
Filmes sobre o Apartheid - Um grito de liberdadeUm grito de liberdade (Cry Freedon). Diretor: Richard Attenborough. Reino Unido. Ano de lançamento: 1987. Sinopse: Donald Woods (Kevin Kline) é editor chefe no jornal liberal Daily Dispatch na África do Sul. Ele tem escrito diversas críticas sobre a visão de Steve Biko (Denzel Washington) – militante negro que lutou contra o apartheid. Mas depois de conhecer Biko pessoalmente, ele muda de opinião. Eles passam a se encontram diversas vezes e isso significa que Woods e sua família começam a receber uma atenção especial da polícia. Quando Biko morre na prisão, Woods escreve uma biografia do militante. Porém, a única forma de ter seu livro publicado é saindo do país.
Filmes sobre o Apartheid - Assassinato sob custódiaAssassinato sob custódia (A Dry White Season). Diretor: Euzhan Palcy. EUA. Ano de lançamento: 1989. Sinopse: África do Sul, 1976. Ben du Toit (Donald Sutherland) é um professor que, gradativamente, toma consciência da terrível realidade do seu país, na qual os negros são assassinados sem o menor motivo e os assassinos são protegidos pelo regime dominante. Diante deste quadro, ele resolve enfrentar o sistema.
Filmes sobre o Apartheid - O poder de um jovemO poder de um jovem (The Power of one). Diretor: John G. Avildsen. EUA. Ano de lançamento: 1992. Sinopse: África do Sul, primeira metade do século 20. P.K. é um menino inglês (Guy Witcher) cresceu em uma fazenda do interior, sendo criado por sua mãe viúva e por uma babá zulu. Quando sua mãe fica doente, o garoto é enviado para um colégio interno, onde passa a ser perseguido pelos colegas. P.K. consegue sobreviver à esses anos de bullyng e vai viver com seu avô. Ele conhece Doc (Armin Mueller-Stahl), um prisioneiro alemão que o ensina a tocar piano e Geel Piet (Morgan Freeman), um gentil prisioneiro que o apresenta à arte do boxe. Aos 18 anos de idade P.K. se cansa de tanta injustiça e se levanta como uma ativista anti-apartheid. Sua luta contra o regime de segregação racial na África do Sul fica confusa quando ele se apaixona por Maria (Fay Masterson), a filha de um líder racista.
Filmes sobre o Apartheid - SarafinaSarafina! O som da liberdade (Sarafina!). Diretor: Darrell James Roodt. África do Sul / Reino Unido / França. Ano de lançamento: 1992. Sinopse: Durante os anos 1970, na África do Sul, acontece o Apartheid. Nesse contexto, uma jovem estudante negra chamada Sarafina (Leleti Khumalo) é mais interessada em garotos do que em direitos civis. Só que quando sua brilhante professora Mary Masembuko (Whoopi Goldberg) ensina aos alunos sobre a opressão sofrida pelos africanos negros, Sarafina adquire uma consciência política sobre a sua realidade. Ao lado de seus colegas, ela organiza um levante, com direito a números musicais, para abrir os olhos dos demais em relação às restrições impostas pelo governo.
Filmes sobre o Apartheid - BophaBopha! A flor da pele (Bopha!). Diretor: Morgan Freeman. EUA. Ano de lançamento: 1993. Sinopse: Um sargento da África do Sul vive todo o conflito gerado pelo apartheid em plenos anos 80, ao mesmo tempo em que deve conviver com o crescimento de seu filho numa nação tremendamente injusta. O filme tem um elenco de primeira com Danny Glover (Máquina Mortífera) no papel principal.
Filmes sobre o Apartheid - Mandela e de KlerkMandela e De Klerk (Mandela and de Klerk). Diretor: Joseph Srgent. EUA. Ano de lançamento: 1997. Sinopse: Em 12 de junho de 1964, Nelson Mandela, juntamente com um número de presos políticos, foi condenado à prisão perpétua no que foi considerado o julgamento por traição mais sensacional na história da África do Sul. O encarceramento de Mandela e outros presos políticos na ilha de Robben se tornaria um símbolo da luta para acabar com o apartheid e ganhar a liberdade para a maioria negra da África do Sul. Em 2 de fevereiro de 1990, o presidente FW De Klerk estava em pé diante do Parlamento e anunciou a legalização do Congresso Nacional Africano e uma série de outras organizações políticas proibidas. Ao mesmo tempo, ele anunciou que Nelson Mandela, tendo servido 27 anos de prisão, seria libertado dentro de 7 dias.
Filmes sobre o Apartheid - Em minha terraEm minha terra (Country of My Skull). Diretor: John Boorman. África do Sul / Irlanda / Reino Unido. Ano de lançamento: 2003. Sinopse: Langston Whitfield (Samuel L. Jackson) é um jornalista negro norte-americano que é enviado pelo Washington Times à África do Sul, em 1995. Seu objetivo é fazer a cobertura dos depoimentos ouvidos na Comissão da Verdade e Reconciliação, que julga os brutais crimes cometidos durante o período do apartheid. Ao longo das audiências, vítimas e criminosos são colocados frente a frente. Langston toma conhecimento de relatos violentos e cruéis, que desafiam sua imaginação e despertam sua consciência.
Filmes sobre o Apartheid - Em nome da honraEm nome da honra (Catch a fire). Diretor: Phillip Noyce. França / Reino Unido / África do Sul / EUA. Ano de lançamento: 2006. Sinopse: Os tempos são difíceis para os negros na África do Sul, mas Patrick Chamusso (Derek Luke) tem casa, família e um bom emprego: mantendo-se longe da política. Um dia ele falta ao trabalho para ver o time de futebol que treina jogar a final, e para visitar secretamente o filho que tem com uma ex-namorada. Nic Vos (Tim Robbins), um policial branco que tenta manter a ordem em situações de conflitos, prende Patrick e dois trabalhadores negros. Para manter seu casamento, Patrick esconde um álibi que poderia salvá-lo, até que a esposa é presa e espancada e ele mente que ajudou os terroristas. Mas Vos percebe a mentira em sua confissão e o liberta. Patrick volta para casa transtornado, e se junta aos ativistas na luta por um novo país.
Filmes sobre o Apartheid - Mandela - luta pela liberdadeMandela – Luta pela liberdade (Goodbye Bafana). Diretor: Bille August. Alemanha / França / Bélgica / África do Sul / Itália / Reino Unido / Luxemburgo. Ano de lançamento: 2007. Sinopse: Essa é a emocionante história de Nelson Mandela, o líder negro sul-africano que durante mais de 20 anos ficou preso pelo regime racista do apartheid. Contada através das memórias de James Gregory, que durante todo o tempo foi o guarda responsável por censurar e informar as autoridades o que se passava ao redor daquele que mais tarde se transformaria no presidente da nação africana. Essa convivência mudaria para sempre a vida e o modo de pensar de Gregory. Aos poucos o ódio se transforma em respeito, abrindo as portas para uma grande amizade.
Filmes sobre o Apartheid - DesonraDesonra (Disgrace). Diretor: Steve Jacobs. EUA. Ano de lançamento: 2008. Sinopse: Após ter um caso com uma aluna, David Lurie vê sua carreira de professor universitário desabar. Despedido da Universidade da Cidade do Cabo, ele decide fugir para a isolada fazenda de sua filha. Lá, distantes do resto do mundo, os dois são violentamente atacados por três jovens negros. Ao descobrir que um deles é filho de Petrus, trabalhador de confiança, David perde sua crença no mundo. Mas, para não perder também o amor de sua filha, ele precisa vencer sua apatia e ajudá-la a superar o trágico ataque.
Filmes sobre o Apartheid - Distrito 9Distrito 9 (District 9). Diretor: Neill Blomkamp. EUA / Nova Zelândia / África do Sul / Canadá. Ano de lançamento: 2009. Sinopse: Há 20 anos uma gigantesca nave espacial pairou sobre Joanesburgo, capital da África do Sul. Como estava defeituosa, milhões de seres alienígenas foram obrigados a descer à Terra. Eles foram confinados no Distrito 9, um local com péssimas condições e onde são constantemente maltratados pelo governo. Pressionado por problemas políticos e financeiros, o governo local deseja transferir os alienígenas para outra área. Para tanto é preciso realizar um despejo geral, o que cria atritos com os extra-terrestres. Durante este processo Wikus Van De Merwe (Sharlto Copley), um funcionário do governo, é contaminado por um fluido alienígena. A partir de então ele se torna um simbionte, já que seu organismo gera algumas partes extra-terrestres. Com o governo desejando usá-lo como arma política, Wikus conta apenas com a ajuda do extra-terrestre Christopher para escapar.
Filmes sobre o Apartheid - Frente a frente com o inimigoFrente a frente com o inimigo (Endgame). Diretor: Pete Travis. EUA. Ano de lançamento: 2009. Sinopse: A África do Sul em tempos de regime do apartheid é invadida por diversas manifestações públicas que levam a uma onda de violência. Fica claro que uma guerra civil está prestes a irromper entre uma minoria branca governante do sistema e uma maioria negra. No meio disso, há o interesse de inúmeras companhias estrangeiras, especialmente da inglesa Consolidated Gold. O presidente da empresa decide enviar em segredo seu relações públicas para espionar as conversas entre os rebeldes e os representantes brancos. Esse RP é Michael Young (Johny Lee Miller) que além de colocar sua integridade física e moral em risco, também envolve a todos numa trama de intrigas e mentiras.
Filmes sobre o Apartheid - InvictusInvictus (Invictus). Diretor: Clint Eastwood. EUA. Ano de lançamento: 2009. Sinopse: Recentemente eleito presidente, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população. Para tanto chama para uma reunião Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a selação nacional seja campeã.
Filmes sobre o Apartheid - Borboletas negrasBorboletas negras (Black Butterflies). Diretor: Paula Van der Oest. Alemanha / África do Sul / Holanda. Ano de lançamento: 2011. Sinopse: Ingrid Jonker (Carice von Houten) é uma jovem poeta que encontra a liberdade na escrita. Rejeitada pelo pai, que trabalha no regime do apartheid em plenos anos 60, ela sofre para encontrar uma casa e um amor. O reconhecimento como poeta vem quando Nelson Mandela, em seu primeiro discurso para o parlamento da África do Sul, em 1994, lê seu poema “A Criança que Foi Assassinada pelos Soldados de Nyanga”.
Filmes sobre o Apartheid - Reporteres de guerraRepórteres de guerra (The Bang Bang Club). Diretor: Steven Silver. África do Sul / Canadá. Ano de lançamento: 2011. Sinopse: Quatro jovens jornalistas acompanham os agitados últimos dias de apartheid e a primeira eleição verdadeiramente democrática realizada na África do Sul. Miséria, violência e desigualdade mudam para sempre a vida do grupo.
Filmes sobre o Apartheid - Mandela - o caminho para liberdadeMandela – O caminho para a liberdade (Mandela: Long Walk to Freedom). Diretor: Justin Chadwick. África do Sul / Reino Unido. Ano de lançamento: 2013. Sinopse: Esta biografia relembra o percurso de Nelson Mandela (Idris Elba) desde a sua infância, em um meio rural, até a eleição democrática ao cargo de presidente da República da África do Sul.
Filmes sobre o Apartheid - WinnieWinnie (Winnie). Diretor: Darrell James Roodt. Canadá. Ano de lançamento: 2013. Sinopse: Winnie Madkizela-Mandela (Jennifer Hudson) teve uma infância rural e foi criada por um pai eternamente decepcionado por ela não ter nascido menino. Quando grande, ela se casou com o líder político Nelson Mandela, e se juntou a ele no ativismo contra o apartheid, ação que se intensificou depois que ele foi preso. Foi nessa mesma época que ela recusou a oportunidade de estudar nos Estados Unidos, resolvendo lutar pelos direitos na África. Só que lá ela enfrentou abusos dos policiais, um ano de solitária e a traição de amigos e aliados. Além disso, ela passou por um divórcio provocado por traição e pressões políticas e também severas acusações de violência e assassinato.

Os dados de ficha técnica e as sinopses foram coletados nos sites Adoro Cinema, Interfilmes e Filmow.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>