A origem do sinônimo “PILA” para dinheiro.
O termo pila vem do nome do político gaucho Raul Pilla, secretário da agricultura do RS em 1936.
A versão mais provável se dá pelo fato de que o termo venha do bônus de contribuição para o Partido Libertador, na década de trinta, com cédulas assinadas por Raul Pilla. Ocorre que estas cédulas terminavam por circular como uma espécie de dinheiro informal na praça e convencionou-se chama-la de “pila”.
Uma outra versão mais folclórica é a de que, em determinada eleição este candidato distribuía metade da nota de dinheiro para os eleitores que estavam prestes a votar, na promessa de entregar a outra metade se fosse eleito. Os cabos eleitorais entregavam a metade da nota dizendo o nome do canditato “Pilla”… e este termo para dinheiro chamado de “Pila” foi rapidamente assimilado pelos populares, espalhando-se como sinônimo de “dinheiro”, inclusive em (SC) e depois pelo resto do Brasil, já que muitos gaúchos com o passar do tempo migraram para outros estados do país.*
Trajetória:
Pilla ingressou na política em 1909, com apenas dezessete anos, como secretário do diretório central do Partido Federalista do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Posteriormente, afirmaria que se aproximou do partido influenciado pelas idéias de Apeles Porto Alegre, seu professor de história no Ginásio Júlio de Castilhos, adepto do parlamentarismo, uma das principais bandeiras dos federalistas.
Formou-se médico pela Faculdade de Medicina de Porto Alegre, em 1915. Na mesma faculdade foi professor interino de patologia em 1917 e ainda livre-docente de disiologia em 1926, deixando o cargo em 1932.
Em 1922, como membro da Aliança Libertadora, fez parte da campanha de Joaquim Francisco de Assis Brasil para governador do estado, contra Antônio Augusto Borges de Medeiros, do Partido Republicano Riograndense, que tentava sua quinta eleição e a terceira consecutiva. Com a vitória de Borges de Medeiros, Pilla foi um dos líderes da Revolução de 1923, conflito civil entre os chimangos (partidários de Borges de Medeiros) e maragatos (partidários de Assis Brasil).
Em 1928 é um dos fundadores do Partido Libertador, juntamente com Assis Brasil, do qual seria vice-presidente. Em 1929 é um dos criadores da Frente Única Gaúcha, aliança entre os antes adversários PL e PRR, com o objetivo de garantir a eleição de um gaúcho para a presidência da República. O candidato seria Getúlio Vargas, do PRR, então presidente do Rio Grande do Sul. Com a derrota de Vargas eclodiu a Revolução de 1930, da qual Pilla participou ativamente.
* Irmão Elvo Clemente, pró-reitor da PUC-RS, poeta, escritor, membro da Academia Rio Grandense de Letras – Brasil.
WhatsApp BR
Respostas de 2
Que horror eu usava o termo e nao tinha nocao que tinha sua origem num ato descarado de corrupcao. Vou evitar usar.
Obrigado por continuar me ensinando depois de uns 18 anos q sai do Don João Fumando um Becker, Parabéns Baita projeto. Claro q uns vídeos no YouTube ficaria mais fácil de acompanhar
Mas muito bom mesmo
Obrigado